De Maurício Mellone em setembro 20, 2017
Com roteiro de Jorge Furtado, Antonio Prata, Lucas Paraízo e Márcio Alemão, a série da TV Globo Sob Pressão encerrou ontem sua primeira temporada. A trama, lançada pela Globo Filmes, estreou no cinema e ganhou sua versão na telinha, sob a direção de Andrucha Waddington e Mini Kerti .
Em cada episódio, o foco central são os casos de urgência que um hospital da rede pública recebe diariamente. E a falta de material, desde medicamentos básicos até equipamentos essenciais para o pronto atendimento, é sentida cotidianamente. No entanto a garra, o talento e principalmente o comprometimento de toda a equipe médica se sobrepõem aos problemas de ordem econômica.
Sob Pressão estreou em julho e o grande destaque da série é para a visceral interpretação de Júlio Andrade, que vive Dr. Evandro, chefe do plantão médico, e de Marjorie Estiano, que interpreta a Drª Carolina, a cirurgiã que acaba de se integrar à equipe do hospital público da periferia da cidade do Rio de Janeiro — mas que poderia ser qualquer outro grande centro urbano do Brasil. Além dos casos de grande gravidade (vítimas de acidentes de trânsito, de acidentes domésticos, de tiroteios nas comunidades), a equipe médica também atende casos do dia a dia de qualquer hospital. No entanto, a vida e o drama particular dos médicos também são retratados nos episódios. Desde a irônica dificuldade do anestesista Amir, vivido por Orã Figueiredo, em conciliar sua agenda com as duas namoradas, até os dramas contundentes de Evandro e Carolina. Ele carrega a culpa de não ter conseguido salvar sua esposa (Natália Lage), que chegou ao hospital depois de sofrer um acidente automobilístico. E Carolina sofre pelos traumas causados na adolescência: foi sistematicamente abusada pelo pai, vivido por Luís Melo, durante anos.
Com uma linguagem ágil e com as histórias dos pacientes se interligando com os dramas dos personagens centrais, Sob Pressão provoca interação e um envolvimento com o público de maneira incrível. Sem dúvida um dos grandes destaques da teledramaturgia em 2017. Que outras temporadas venham o quanto antes!
Fotos: divulgação/TV Globo
Deixe comentário