De Maurício Mellone em setembro 26, 2012
Quando algo me toma, me emociona, quero logo compartilhar com os amigos a emoção vivida. Foi assim com o espetáculo TôTatiando, em que Zélia Duncan homenageia o cantor e compositor paulista Luiz Tatit. Liguei para algumas pessoas logo que saí do Teatro Tuca avisando que a temporada é curta. E agora insisto: neste final de semana (28, 29 e 30 de setembro) são as últimas apresentações deste trabalho ímpar, em que a cantora mescla teatro e música. Como a marca de Tatit é o ‘canto-falado’, Zélia interpreta as canções de maneira peculiar — mesmo contando com os músicos Webster Santos e Tercio Guimarães ao seu lado, em certos momentos ela não usa a melodia e dá vida aos personagens, interpretando-os no palco.
Zélia confessa ter sido influenciada pela chamada vanguarda paulistana dos anos 80, em que Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e os grupos Rumo, Premeditando o Breque e Língua de Trapo agitavam o cenário em apresentações concorridas no Teatro Lira Paulistano, em Pinheiros. Deste fascínio, ela se aproximou de Itamar de quem gravou várias canções.
Além de Itamar, ouvia o grupo Rumo, que sempre me soou estranhamente atraente. Eles cantavam falando ou falavam cantando? E aquele cara, com jeito de melancolia divertida, coloquial e sofisticado, que eu comecei a querer levar pra casa, se chamava Luiz Tatit. E eu levei. Já gravei dele Capitu, A Companheira e a deliciosa A Felicidade”, diz a cantora.
Com a atriz Regina Braga, que estreia como diretora, e direção musical de Bia Paes Leme, TôTatiando inverte a máxima de incluir ou criar trilha sonora para o espetáculo: aqui é o teatro que é feito a partir das canções de Luiz Tatit. Assim os personagens das histórias contadas e cantadas por Tatit ganham vida na pele de Zélia: num roteiro muito bem articulado, cada canção funciona como um esquete, com a atriz/cantora trocando de figurino e adereços a cada apresentação.
Não é um show. A proposta é de representar algumas das músicas de Tatit, onde eu e Regina enxergamos possíveis personagens. Dentro de um contexto teatral, com roteiro, direção e músicos ao vivo, interpreto cantando os personagens das canções”, explica Zélia.
O resultado é de uma delicadeza emocionante, com Zélia podendo mostrar todo o seu potencial artístico. Fiquei impressionado com a plasticidade do espetáculo: no início o cenário (assinado por Simone Mina) e a iluminação (de Wagner Freire) passam a nítida impressão da cidade de São Paulo, palco da maioria das músicas de Luiz Tatit.
Com certeza, TôTatiando é um dos grandes destaques do cenário teatro/musical do ano, deve receber inúmeras premiações. Depois deste final de semana, a temporada se estende para o Rio, Curitiba e Belo Horizonte. Para aguçar ainda mais a curiosidade, acompanhe a seguir um trecho do espetáculo:
Fotos: João Caldas
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