Radicado na França, bailarino brasileiro faz turnê em São Paulo

De em abril 5, 2011

Armando Pekeno e Michelle Brown em RB&QdP* Robe bonbon et Queue de Pie

Residente na França desde 1995, o baiano Armando Pekeno — ao lado da francesa Michelle Brown — realizou uma mini-turnê em São Paulo, nesse final de semana. Os bailarinos da Compagnie Ladainha (http://compagnieladainha.free.fr) apresentaram no Teatro da Dança a coreografia RB&QdP* Robe bonbon et Queue de Pie.

O espetáculo é composto de solos e duos e mostra as fases de um relacionamento, desde os primeiros contatos e afagos até o casamento e suas diversas fases. Um entrelaçamento de vidas e experiências é o que os bailarinos demonstram no palco; essa mistura que se torna todo o relacionamento mais íntimo fica muito bem marcada com o figurino em papel usado pelos bailarinos. Tanto o longo vestido de noiva como o traje masculino e os buquês de flores são em papel: no decorrer da coreografia (e da vida) as vestes se misturam, rasgam, se despedaçam e juntam-se novamente. Ao final, eles amarram os inúmeros restos de papel de suas roupas num grande varal, tecendo assim a relação que ambos criaram.

De acordo com o coreógrafo, tudo é composto da união, como o casamento: “No início um olhar, uma atração pela imagem, construído para seduzir. Sempre precisamos um do outro para construir”, diz Pekeno, que explica ainda a função do papel no espetáculo:

“O papel serve como artifício ou maquiagem para esta união a dois. Ao mesmo tempo representa a pele, que é linda quando jovem, e pode ser esquecida e abandonada pelo tempo”, completa o artista, que é de família modesta de Salvador e já foi solista e coreógrafo do prestigiado Balé Teatro Castro Alves. Pekeno, que está na França há mais de 15 anos, fundou com Michelle Brown a Capoeira Cooperativa Breton e trabalha com projetos culturais com adolescentes.

Foto: D.Gouray

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: