Exposição: Cidades Invisiveis, foto 1

Cidades Invisíveis: mostra de fotografias da Coleção Pirelli/MASP

De em agosto 6, 2014

Exposição: Cidades Invisiveis, foto 1

“Miragem”, foto de José Yalenti de 1950

Uma excelente oportunidade de ver lado a lado imagens de diversas cidades brasileiras e do mundo, em diferentes épocas, sob o olhar de fotógrafos renomados como Claudia Andujar, Geraldo de Barros, Thomas Farkas, José Medeiros, Pierre Verger, Bob Wolfenson,  Carlos Goldgrub, Marlene Bergamo, dentre outros.
Cidades Invisíveis reúne fotografias da Coleção Pirelli/MASP, realizadas entre 1933 até a atualidade de mais de 20 cidades. Sob a curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a mostra com trabalhos de 50 fotógrafos está no MASP, no Mezanino do 1º Subsolo, e não tem previsão de encerramento.

 

Exposição: Cidades Invisiveis, foto 2

“Cadeia”, foto de João Wainer de 2001

De acordo com os curadores, o título da exposição é uma citação à obra homônima de Ítalo Calvino; para eles, as cidades são sempre invisíveis e para se colocarem ao alcance das pessoas, precisam ser reduzidas a um símbolo: a parte pelo todo, como o MASP para designar São Paulo, a Torre Eiffel no lugar de Paris, o Cristo Redentor para o Rio de Janeiro e o Empire State Building para Nova York.

 

“E quanto maiores, mais invisíveis: na cidade grande, cada um vive numa pequena cidade parcial, o que torna a cidade mais imaginada do que conhecida. Essa é a ideia da exposição”, explica Teixeira Coelho.

 

O público percorre todo o Mezanino, onde as fotos estão expostas, e percebe a sintonia entre as imagens colocadas uma ao lado da outra, independentemente do período em que foram produzidas e por profissionais de diferentes formações. Mais do que falar sobre as fotografias, é preciso conferi-las in loco para poder ter a dimensão do que representam. Para o curador, “estas fotos da exposição oferecem, como próprio da arte, antes uma ampliação do sentido do que sua redução a uma realidade cômoda”.
Confira!

Exposição: Cidades Invisíveis, foto 3

“Grand Palais (Paris)”, foto de Alécio de Andrade de 1975

Roteiro:
Cidades Invisíveis
– exposição de fotos da coleção Pirelli/MASP, no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Av. Paulista 1578, tel. 11 3251-5644. Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (às quintas, das 10h às 20h). Ingresso: R$ 15,00; R$ 7,00 para estudantes, professores e aposentados (terça, gratuito). Temporada: sem previsão de encerramento.

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: