RSS FACEBOOK TWITTER

Mulheres Compositoras em Concerto: evento marca o lançamento do álbum


Concerto: Orquestra Laetare, foto 1

Com regência de Muriel Waldman, a Orquestra de Cordas Laetare faz única apresentação dia 24/09

A Orquestra de Cordas Laetare promove no próximo sábado, dia 24 de setembro, às 20h30, no Teatro da Unibes Cultural, um concerto de música erudita denominado Mulheres Compositoras em Concerto, para o lançamento do CD homônimo, cujo repertório é composto por obras escritas por mulheres. O trabalho é o resultado de uma pesquisa inédita da regente Muriel Waldman. No evento, a Orquestra Laetare vai interpretar as 14 canções que compõem o disco, em sua maioria desconhecidas do público brasileiro:

“Foram cerca de seis meses de pesquisa para apresentar um repertório original de compositoras e obras pouco conhecidas e, até mesmo, de músicas compostas por compositoras famosas, mas que, por serem mulheres, são pouco tocadas”, explica a regente. 

Concerto: Orquestra Laetare, foto 2


Com mestrado na ECA/USP, Muriel Waldman é regente, pianista e professora

Dentre as compositoras famosas presentes no álbum, a regente Muriel Waldman destaca o nome de Clara Schumann, cuja obra não é muito divulgada e da qual a orquestra toca a Polonaise, que a autora compôs aos 10 anos de idade. O programa traz ainda joias da música erudita, como as obras das americanas Amy Marcy Fay (Gavotte, op. 36, n.2) e Margaret Ruthven Lang ( Twilight/Starlight); a deliciosa Dança da Écharpe, da compositora francesa Cécile Chaminade; e o Andante con Larghezza, da venezuelana Tereza Carreño, mais conhecida como virtuose do piano, mas que criou numerosas obras não só para piano como para diversas outras formações instrumentais.
Outro nome de destaque do disco é o da israelense Tsippi Fleischer, representada no concerto pela obra Hexapticon II. Escrita numa linguagem vanguardista, a obra ilustra o papel da mulher na música de hoje, abordando destemidamente as fronteiras das pesquisas na criação musical.

Chiquinha Gonzaga (Atraente) e Silvia de Luca (Sun d’Oro Suite) são as compositoras brasileiras que fazem parte do concerto e do disco:
“Das obras que apresentamos nesse trabalho, Chiquinha Gonzaga talvez seja a única que tenha sido ouvida por aqui. Além de compositora talentosíssima, ela foi pioneira na luta das mulheres pela igualdade social e profissional”, conclui Muriel Waldman.

Fotos: divulgação

Roteiro:
Mulheres Compositoras em Concerto, concerto de lançamento do CD.
Orquestra de Cordas Laetare, regência e direção artística: Muriel Waldman. Teatro da Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500. Horário: sábado, dia 24 de setembro, às 20h30. Ingressos: R$ 30 e R$ 15. Duração: 70 minutos.

, , ,

Maurício Mellone

Como jornalista — tendo atuado em rádio, TV, jornal, revistas e assessoria de imprensa —, a palavra sempre foi minha matéria prima. No entanto, desde 2000 venho cultivando o plano B, ou seja, mantenho no meu velho PC um arquivo com meus escritos, que na verdade já era um pré-blog. Lá, deixo fluir a imaginação para que a linguagem inclusive ganhe novos contornos.


Ver todos os posts de Maurício Mellone »

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta