Filme: O Futuro Adiante, foto 1

O Futuro Adiante: filme argentino mostra amizade entre duas mulheres

De em outubro 9, 2018

Filme: O Futuro Adiante, foto 1

Dolores Fonzi e Pilar Gamboa vivem Romina e Florencia na trama de Constanza Novick

Em O Futuro Adiante, filme de estreia da argentina Constanza Novick, que assina o roteiro e direção, a amizade entre Florencia e Romina, interpretadas por Pilar Gamboa e Dolores Fonzi, é retratada em três momentos da vida delas.

Primeiramente na adolescência, quando as garotas não se desgrudam e até se apaixonam pelo mesmo menino. Anos depois elas se reencontram e Florencia já é uma escritora e procura a amiga depois de se separar; Romina está casada e com uma filhinha de cinco meses. Nova separação e elas voltam a se encontrar, com ambas em momentos distintos: Romina agora está separada e sua filha é uma adolescente, enquanto Florencia está bem casada e também é mãe de uma menina. Os laços que as unem, no entanto, não escondem as diferenças de personalidade e as visões de mundo completamente opostas.

Filme: O Futuro Adiante, foto 2

Amizade começou na adolescência

 

Uma amizade que perdura por décadas. Talvez esta seja a melhor definição do enredo do filme da diretora argentina; e amizade entendida de maneira ampla. Por serem tão próximas e uma conhecer tão profundamente a outra que as diferenças de opiniões e temperamentos possam aparecer, com os inevitáveis atritos entre elas. Na adolescência, Romina era a aluna aplicada, que escrevia muito bem e tinha a mãe sempre presente, incentivando-a; já Florencia era mais acanhada, não se sentia bonita e sua mãe vivia em crise conjugal. Eram tão próximas que dividiam até a paixão pelo mesmo garoto (Flor só consegue conversar com o menino graças à ajuda da amiga).

O reencontro delas, anos mais tarde, marca as diferenças em suas vidas. Enquanto Florencia conseguiu se desvencilhar da timidez, tornou-se uma escritora em ascensão e acaba de se separar vindo buscar guarida na casa da amiga, Romina está casada, mãe de uma garotinha e burocraticamente empregada na Receita Federal. O espectador percebe os rumos opostos que elas tomaram na vida e como suas escolhas provocaram consequências emocionais distintas: enquanto Flor é menos apegada a convenções sociais e luta por sua felicidade afetiva e profissional, Romina está infeliz na profissão, tendo que se dividir entre as tarefas domésticas e o emprego enfadonho. É obvio que os estilos de vida diametralmente opostos evidenciam os atritos e divergências entre elas.

Filme: O Futuro Adiante, foto 3

Florencia e Romina, mesmo amigas, têm personalidades opostas

No terceiro momento em que as amigas se reveem, novas revelações. Romina, separada do marido, volta a morar na antiga casa da mãe, que morreu precocemente, e quer reconstruir sua vida ao lado da filha, já uma adolescente. Flor, por sua vez, é uma escritora famosa e está muito bem casada, tendo uma filha pré-adolescente. Como uma forma de recompensar a amiga que cedeu o namoradinho quando eram novas, Flor age como cupido e apresenta a Romina um amigo que também acabou de se separar. Os dois casais passam a conviver. No entanto novamente as diferenças de personalidade entre Flor e Romina se afloram, justamente por se conhecerem tão bem.

 

 

 

Filme: O Futuro Adiante, foto 4

Roteiro e direção de Constanza Novick

 

 

Como a maioria dos filmes produzidos na Argentina, O Futuro Adiante apresenta uma trama articulada, de uma história simples e bem contada. Excelentes atuações das atrizes protagonistas Dolores Fonzi e Pilar Gamboa. Não deixe de conferir.

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


2 Comentários

Nanete Neves

outubro 10, 2018 @ 10:36

Resposta

Você me deixou bastante curiosa. Vou tentar ver esta semana ainda. Adoro cinema argentino, eles são bons demais em roteiro sobretudo.

Maurício Mellone

outubro 10, 2018 @ 14:13

Resposta

Nanete, querida:
não perca, tenho certeza q vc irá amar!
Roteiro bem elaborado, com as 2 mulheres
centrais da trama muito ricas e defendidas
por excelentes atrizes!
Um beijo imenso e obrigado por suas visitas
constantes ao Favo.

Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento