13 Sentimentos: comédia romântica de Daniel Ribeiro sobre o mundo gay

De em junho 25, 2024

 

João e Vitor, interpretados por Artur Volpi e Michel Joelsas, têm um encontro mágico

 

 

Dez anos depois do sucesso do longa-metragem Hoje eu quero voltar sozinho, o diretor Daniel Ribeiro retoma, com 13 Sentimentos, a discussão sobre os relacionamentos amorosos no universo gay. Se no primeiro filme a questão era a descoberta do amor entre adolescentes, desta vez a trama se passa no mundo adulto, com o drama de João, um diretor de cinema de 32 anos, vivido por Artur Volpi, que acabou de sair de um casamento de 10 anos com Hugo, interpretado por Sidney Santiago, e se vê na difícil busca de um novo amor. Entre encontros e desencontros afetivos, o personagem também tem de lidar com a árdua tarefa de realizar seu primeiro longa-metragem. Com Artur Volpi, Sidney Santiago, Michel Joelsas, Juliana Gerais, Marcos Oli, Igor Cosso e Helena Albergaria nos papéis centrais.

 

 

 

 

 

Melhores amigos, Chico, Alice e João: Marcos Oli, Juliana Gerais e Volpi

Comédia romântica na grande maioria das vezes retrata relacionamentos heterossexuais, sempre num tom leve e sem levantar questões mais profundas. Em 13 Sentimentos a proposta é exatamente mostrar as relações amorosas entre os gays, no tom da comédia romântica, mas o roteiro, assinado pelo diretor em parceria com Rafael Gomes, toca em alguns temas mais delicados, como o de enfrentar a solidão ou até revelar o difícil começo da carreira de um artista; no caso, de um diretor de cinema.

Tudo começa com João chegando de viagem em seu apartamento, com malas, mochilas e um cubo mágico que ganhou do ex marido. Ele parece feliz e logo encontra seus melhores amigos, Alice e  Chico, interpretados por Juliana Gerais e Marcos Oli, que desejam saber como foi a viagem que marcou a separação do casal. João confessa que eles decidiram se separar no momento exato, sem brigas, pois se tornaram amigos e não mais amantes.

 

 

 

Volpi e Joelsas: sintonia perfeita

 

Com a ajuda e incentivo de Alice e Chico, João começa sua nova vida de solteiro e vai em busca do novo namorado. Usando os aplicativos de relacionamentos, encontra de cara Vitor, papel de Michel Joelsas, e se apaixona. Mas a realidade é bem distinta da ficção e dos roteiros que ele cria: o rapaz percebe que poucos estão dispostos à entrega sincera de uma relação. Decepcionado, ele investe ainda mais nos rapazes dos aplicativos e a decepção só aumenta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Paralelamente, João deseja emplacar o roteiro de seu primeiro filme e também leva uma rasteira da produtora. Para sobreviver, aceita editar vídeos institucionais e, para sua surpresa, recebe um convite nada convencional: dirigir um vídeo caseiro de um casal gay transando. O resultado é excelente, o casal — vivido por Daniel Tavares e Fabrício Pietro — adora o trabalho e ele recebe outros convites semelhantes. Passado algum tempo, João é surpreendido novamente: o vídeo é premiado num festival de cinema.

 

 

 

 

 

Artur Volpi: à vontade como protagonista

Depois de viver tantas aventuras amorosas, com os mais diferentes rapazes, João tem um insight e começa a redigir novo roteiro, baseado na sua própria experiência de vida: 13 Sentimentos. E o espectador compreende o que aparece no início da projeção: “baseado em sentimentos reais”.

 

Destaque do filme fica para a direção, que imprime um ritmo ágil, envolvente. A interpretação de Artur Volpi também merece ser ressaltada: o ator está à vontade no set, nem parece ser sua estreia como protagonista. Mesmo com participações pequenas, Sidney Santiago, Michel Joelsas, Juliana Gerais e Marcos Oli engrandecem esta agradável comédia romântica. Confira.

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 


2 Comentários

Zedu Lima

junho 26, 2024 @ 11:37

Resposta

Exelente resenha. Fiquei animado em assistir.

Maurício Mellone

junho 27, 2024 @ 14:31

Resposta

Zedu:
não deixe de assistir ao filme do Daniel Ribeiro,
vc vai se divertir e se emocionar.
Bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: