De Maurício Mellone em janeiro 23, 2014
Os paulistanos só têm até o início de fevereiro para conferir a comédia romântica Crazy for you, primeiro musical de sapateado da Broadway montado no Brasil, que está sendo apresentado no Teatro do Complexo Ohtake Cultural. Depois o espetáculo inicia turnê nacional, começando pelo Rio em abril e seguindo para mais cinco capitais brasileiras.
O musical, inspirado no clássico Girl Crazy dos irmãos George e Ira Gershwin, estreou nos EUA em 1992 e desde que assistiu Claudia Raia sonha em montar por aqui. Segundo a atriz, isto só foi possível depois que soube que Jarbas Homem de Mello adora sapateado:
“Assisti ao musical em 1994 e fiquei encantada, imaginando o sucesso que um musical daquela qualidade faria aqui. Mas àquela época pensei que não tínhamos um ator e sapateador que conseguisse dar vida ao Bobby Child, personagem central. Quando soube o quanto o Jarbas sapateava, pensei: ‘encontrei o Bobby!’”, conta a atriz e produtora Claudia Raia.
A montagem é uma super produção, com uma orquestra de 14 músicos sob a batuta da maestrina Beatriz de Luca e um elenco de 26 atores, bailarinos e sapateadores, liderados por Claudia e Jarbas.
O enredo do musical é simples e até ingênuo: o playboy Boby Child (Jarbas) vive em Nova York e não consegue ser admitido nas companhias de musicais. Sua mãe é uma banqueira e o obriga a ir à cidadezinha do oeste americano, Pedra Morta, cobrar uma dívida do antigo teatro local. Ele vai com muita má vontade e ao chegar dá de cara com Polly (Claudia), filha do proprietário do teatro, e se apaixona perdidamente. Ela é a única mulher do vilarejo e sempre conviveu no universo masculino, daí seus modos rudes e grosseiros. Ao saber que o forasteiro é o enviado do banco, ela se irrita e não quer saber dele. Apaixonado, Bobby resolve ficar e, para impressionar a amada, se transforma num produtor famoso de Nova York. Propõe abrir o velho teatro e provoca uma verdadeira revolução local. Mas a verdade de sua identidade vem à tona e as confusões com Polly são hilárias.
Possi Neto afirma que dirigir Crazy for you foi um presente que ganhou de Claudia Raia e Sandro Chaim, produtores do musical:
“Por que dirigir Crazy for you? Por que, dentre inúmeras razões, é antes de mais nada uma canção de amor ao teatro, à dança e à música. É um hino ao teatro musical. Neste musical, nenhum passo de dança é meramente estético. As coreografias contam a própria história da peça, não são apenas números musicais”, argumenta o diretor.
As músicas dos irmãos Gershwin foram vertidas para o português pelo ator e diretor Miguel Falabella. Com coreografia original de Susan Stroman, o elenco brasileiro foi ensaiado pela americana Angelique Ilo. Destaque ainda para a iluminação de Wagner Freire, figurino de Fabio Namatame e cenografia de Duda Arruk. Os amantes de musicais não podem perder a temporada paulistana de Crazy for you, que termina dia 7 de fevereiro. Ainda dá tempo!
Fotos: Paschoal Rodriguez e Ali Karacas
2 Comentários
Ed Paiva
fevereiro 3, 2014 @ 12:32
Maurício,
As músicas dos irmãos Gershwin são maravilhosas e a montagem, coreografia e interpretações não decepcionam de forma alguma. Jarbas Homem de Mello está sensacional no papel de Boby Child. Lembrou-me Gene Kelly!
Na sessão do último sábado, Claudia Raia anunciou ao público que o musical terá uma nova temporada de apenas um mês no Teatro Bradesco, Shopping Bourbon. Mais uma chance para quem ainda não assistiu.
Abraços!
Maurício Mellone
fevereiro 3, 2014 @ 14:34
Ed, querido:
Também gostei muito da atuação do Jarbas.
Fico contente em saber q o musical tem mais um mês em Sampa (lá no Tomie Othake
entra o ‘Jesus Cristo Superstar’, na sequência).
Obrigado por sua constante participação aqui no Favo.
bjs