De Maurício Mellone em agosto 19, 2021
Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia do coronavírus não acabou e as aglomerações ainda devem ser evitadas. Mas nem por isto os eventos culturais precisam ser interrompidos: os festivais de cinema não só estão sendo realizados como, em versão online, podem ser acessados de qualquer parte do mundo!
De 19 a 29 de agosto a cidade recebe a 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que traz 200 filmes, representando 39 países; do Brasil serão exibidos filmes de 14 estados e do Distrito Federal, com destaque para Céu de Agosto, premiado no último Festival de Cannes, Ela que mora no andar de cima, estrelado por Marcelia Cartaxo, o premiado Seiva Bruta, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos e o curta em homenagem ao saudoso jogador de futebol Sócrates, Carta ao Magrão, de Pedro Asbeg. As transmissões serão gratuitas e online; acompanhe toda a programação do festival pelo site oficial.
Considerado um dos maiores eventos dedicados ao curta-metragem, o Curta Kinoforum , dirigido por Zita Carvalhosa, exibe este ano 116 filmes brasileiros, além da mostra de produções latino-americanas, com destaque para filmes do México e do Chile, mostra internacional com 38 filmes (divididos em oito programas) entre eles Estrela Vermelha , do diretor e ator francês Yohan Manca, O Cordeiro de Deus, de Portugal, o premiado na Suíça, Viagem ao Paraíso e a produção sueca Nadador.
O festival apresenta ainda programas especiais, com filmes sobre a cultura indígena, produções de mulheres cineastas e a sessão de produções de jovens cineastas. Haverá ainda encontros com importantes cineastas, como Kleber Mendonça Filho, Graciela Guarani, Paulo Caldas, Livio Tragtenberg, Pablo Ortellado e Bernard Payen, da Cinemateca Francesa.
Produção brasileira
Dos filmes exibidos no evento, a maioria é de produção nacional, que está dividida em duas mostras: a Competitiva que reúne três programas e a Mostra Brasil com sete programas, reunindo filmes de vários estados, o que revela a pluralidade do curta-metragem brasileiro.
Da Competitiva, além de Céu de Agosto, dirigido por Jasmin Tenucci, e Ela que mora no andar de cima, de Amarildo Martins, destaque ainda para Belos Carnavais, de Thiago Mendonça, República de Grace Passô, Quanto Pesa, de Breno Nina e Seiva Bruta, de Gustavo Milan, eleito melhor curta-metragem latino-americano no Directors Guild of America (DGA).
Mostra latino-americana
Na América Latina, além do horror da pandemia, no último ano ocorreram inúmeras convulsões sociais, muitas delas retratadas nos curtas. O festival dá ênfase a este fato, principalmente com produções do México e Chile; mas outros temas são apresentados na mostra, com curtas de Cuba, Uruguai, Argentina, Colômbia e Costa Rica. Destaque para Quem Diz Pátria Diz Morte, do chileno Sebastián Quiroz, o argentino Muralha da China, de Santiago Barzi, Os Indomados, do cubano Damian Sainz Edwards, e A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa, do mexicano Gabriel Herrera.
Panorama internacional
Dos mais de 2 mil filmes estrangeiros inscritos, o festival selecionou 38 curtas, divididos em oito programas. Destaque para Chega Para Lá, de Ruanda, dirigido por Inès Girihirwe, Ônibus Noturno, de Taiwan, o português O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, Estrela Vermelha, do francês Yohan Manca, Nadador, do sueco Jonatan Etzler, e Irmãs, da Eslovênia, direção de Katarinsa Rešek.
O Festival Curta Kinoforum começa hoje, dia 19/08, e se estende até o dia 29/08, com os filmes sendo exibidos às 19h, permanecendo no ar por 24h. Transmissões gratuitas e online. Acompanhe a programação completa no site oficial do festival.
Roteiro:
32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum. De 19 a 29 de agosto de 2021, filmes estreiam às 19h permanecendo 24h à disposição. Gratuito e online, com acesso pelo site www.kinoforum.org.
Fotos: divulgação
Deixe comentário