Festival Internacional de Curtas-metragens: tudo gratuito, online

De em agosto 19, 2021

A mostra vai exibir 200 filmes representando 39 países: de 19 a 29 de agosto

 

 

Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia do coronavírus não acabou e as aglomerações ainda devem ser evitadas. Mas nem por isto os eventos culturais precisam ser interrompidos: os festivais de cinema não só estão sendo realizados como, em versão online, podem ser acessados de qualquer parte do mundo!

 

De 19 a 29 de agosto a cidade recebe a 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que traz 200 filmes, representando 39 países; do Brasil serão exibidos filmes de 14 estados e do Distrito Federal, com destaque para Céu de Agosto, premiado no último Festival de Cannes, Ela que mora no andar de cima, estrelado por Marcelia Cartaxo, o premiado Seiva Bruta, com o ator Luiz Carlos Vasconcelos e o curta em homenagem ao saudoso jogador de futebol Sócrates, Carta ao Magrão, de Pedro Asbeg. As transmissões serão gratuitas e online; acompanhe toda a programação do festival pelo site oficial.

 


Céu de Agosto, dirigido por Jasmin Tenucci

 


Considerado um dos maiores eventos dedicados ao curta-metragem, o Curta Kinoforum , dirigido por Zita Carvalhosa, exibe este ano 116 filmes brasileiros, além da mostra de produções latino-americanas, com destaque para filmes do México e do Chile, mostra internacional com 38 filmes (divididos em oito programas) entre eles Estrela Vermelha , do diretor e ator francês Yohan Manca, O Cordeiro de Deus, de Portugal, o premiado na Suíça, Viagem ao Paraíso e a produção sueca Nadador.

 

 

 

Estrela Vermelha (Red Star), de Yohan Manca,

 

O festival apresenta ainda programas especiais, com filmes sobre a cultura indígena, produções de mulheres cineastas e a sessão de produções de jovens cineastas. Haverá ainda encontros com importantes cineastas, como Kleber Mendonça Filho, Graciela Guarani, Paulo Caldas, Livio Tragtenberg,  Pablo Ortellado e Bernard Payen, da Cinemateca Francesa.

 

 

 

 

 

 

Ela que mora no andar de cima, de Amarildo Martins

 

Produção brasileira

 

 

Dos filmes exibidos no evento, a maioria é de produção nacional, que está dividida em duas mostras: a Competitiva que reúne três programas e a Mostra Brasil com sete programas, reunindo filmes de vários estados, o que revela a pluralidade do curta-metragem brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

Seiva Bruta, de Gustavo Milan


Da Competitiva, além de Céu de Agosto, dirigido por Jasmin Tenucci, e Ela que mora no andar de cima, de Amarildo Martins, destaque ainda para Belos Carnavais, de Thiago Mendonça, República de Grace Passô, Quanto Pesa, de Breno Nina e Seiva Bruta, de Gustavo Milan, eleito melhor curta-metragem latino-americano no Directors Guild of America (DGA).

 

 

 

 

 

 

A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa, de Gabriel Herrera

Mostra latino-americana
Na América Latina, além do horror da pandemia, no último ano ocorreram inúmeras convulsões sociais, muitas delas retratadas nos curtas. O festival dá ênfase a este fato, principalmente com produções do México e Chile; mas outros temas são apresentados na mostra, com curtas de Cuba, Uruguai, Argentina, Colômbia e Costa Rica. Destaque para Quem Diz Pátria Diz Morte, do chileno Sebastián Quiroz, o argentino Muralha da China, de Santiago Barzi, Os Indomados, do cubano Damian Sainz Edwards, e A Felicidade do Motociclista Não Cabe em Sua Roupa, do mexicano Gabriel Herrera.

 

 

 

Irmãs (Sestre) de Katarina Rešek


Panorama internacional
Dos mais de 2 mil filmes estrangeiros inscritos, o festival selecionou 38 curtas, divididos em oito programas. Destaque para Chega Para Lá, de Ruanda, dirigido por Inès Girihirwe, Ônibus Noturno, de Taiwan, o português O Cordeiro de Deus, de David Pinheiro Vicente, Estrela Vermelha, do francês Yohan Manca, Nadador, do sueco Jonatan Etzler, e Irmãs, da Eslovênia, direção de  Katarinsa Rešek.

 

 

 

 

 

Carta ao Magrão, de Pedro Asbeg

 

 

O Festival Curta Kinoforum começa hoje, dia 19/08, e se estende até o dia 29/08, com os filmes sendo exibidos às 19h, permanecendo no ar por 24h. Transmissões gratuitas e online. Acompanhe a programação completa no site oficial do festival.

 

 

 

 

 

 

Roteiro:
32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.  De 19 a 29 de agosto de 2021, filmes estreiam às 19h permanecendo 24h à disposição. Gratuito e online, com acesso pelo site www.kinoforum.org.

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: