Mostra: Murakami por Murakami, foto 1

Murakami por Murakami: 1ª mostra individual no país do artista japonês

De em dezembro 20, 2019

 

Mostra: Murakami por Murakami, foto 1

Takashi Murakami: 35 obras estão no Instituto Tomie Ohtake até 15/03/20

 

 

Depois de já ter realizado exposições nos mais importantes museus e galerias do mundo, o artista plástico japonês Takashi Murakami, aos 57 anos, pela primeira vez no Brasil e na América Latina tem uma exposição individual. Murakami por Murakami, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até 15 de março de 2020, reúne 35 trabalhos, entre pinturas e esculturas, do artista considerado pelos especialistas um dos mais influentes representantes da cultura japonesa contemporânea.

 

Com curadoria do crítico islandês Gunnar Kvaran, a mostra traz a produção mais recente de Murakami, com obras que ressaltam a conexão entre o imaginário popular dos mangás e animes com uma revisão das raízes japonesas.

Mostra: Murakami por Murakami, foto 2

Ilha dos mortos/2014

 

Formado pela Universidade de Belas Artes e Música de Tóquio, Murakami graduou-se em Nihonga (pintura tradicional japonesa), daí a arte e cultura japonesas serem fonte de inspiração de sua obra. Na primeira sala da mostra o visitante se depara com quadros (em grandes dimensões) que dialogam com pinturas históricas e religiosas do Japão. O tema religioso adquiriu relevância a partir de 2011 em razão das catástrofes por que o país passou (terremoto, tsunami e o acidente na usina nuclear de Fukushima).

 

 

 

 

 

 

“Como resultado desta crise nacional, Murakami se deu conta do papel da arte e da religião diante de um desastre natural e procurou inspiração na arte budista tradicional. Ele lançou uma série de pinturas de arhat, ser iluminado que alcançou o nirvana, mas permanece no mundo para disseminar os ensinamentos de Buda”, explica o curador Gunnar Kvaran.

 

 

 

Mostra: Murakami por Murakami, foto 3

Murakami Arhat Robot/2015

 

 

 

Entre as duas salas que abrigam as telas, o visitante passa pelo corredor do Instituto que abriga três grandes esculturas: Flor e seu filho/2018, Autorretrato nu com POM (ouro)/2013 e POM & Eu/ 2009-10

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostra: Murakami por Murakami, foto 4

Flor e seu filho/2018

 

 

 

 

A segunda sala da exposição traz as obras que deixaram Murakami mais conhecido no mundo, em que o artista questiona a ideia de separação entre arte e cultura popular e derruba, de acordo com o curador, as fronteiras entre ‘alta’ e ‘baixa’ cultura. Dentre as telas deste período, há as que trazem DOB, personagem alter ego de Murakami, inspiradas em HQ (história em quadrinhos) e os mangás. Há também telas que refletem o conceito superflat, criado pelo artista, em que ele descreve tanto a estética característica da tradição artística japonesa e a natureza do pós-guerra da cultura e da sociedade japonesas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostra: Murakami por Murakami, foto 5

Tan Tan Bo/2001

Destaque ainda desta sala para duas telas de grandes dimensões: Imagem do leão abençoado que se aninha com os segredos da vida e da morte/2014 e Leão ocupando o trono do meu coração/2018.

Além das telas e esculturas, a mostra também traz o lado cineasta de Murakami, com filmes de animação, videoclipes e clipes de publicidade. O Instituto Tomie Ohtake oferece ainda atividades gratuitas ligadas à exposição, como visitas mediadas, visitas em libras, encontros com professores e oficinas.
Ótima oportunidade de passeio neste período de festas e férias escolares.

Roteiro:
Murakami por Murakami
– mostra de Takashi Murakami. Curadoria: Gunnar B. Kvaran. Instituto Tomie Ohtake, Rua Coropés, 88, tel. 11 2245-1900. Horários: de terça a domingo das 11h às 20h. Ingressos: R$12 (terça grátis). Venda: na bilheteria ou www.sympla.com.br. Temporada: até 15/03/20.

 

Mostra: Murakami por Murakami, foto 6

Imagem do leão abençoado que se aninha com os segredos da vida e da morte/2014

 

 

Fotos: divulgação

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: