De Maurício Mellone em dezembro 20, 2019
Depois de já ter realizado exposições nos mais importantes museus e galerias do mundo, o artista plástico japonês Takashi Murakami, aos 57 anos, pela primeira vez no Brasil e na América Latina tem uma exposição individual. Murakami por Murakami, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake até 15 de março de 2020, reúne 35 trabalhos, entre pinturas e esculturas, do artista considerado pelos especialistas um dos mais influentes representantes da cultura japonesa contemporânea.
Com curadoria do crítico islandês Gunnar Kvaran, a mostra traz a produção mais recente de Murakami, com obras que ressaltam a conexão entre o imaginário popular dos mangás e animes com uma revisão das raízes japonesas.
Formado pela Universidade de Belas Artes e Música de Tóquio, Murakami graduou-se em Nihonga (pintura tradicional japonesa), daí a arte e cultura japonesas serem fonte de inspiração de sua obra. Na primeira sala da mostra o visitante se depara com quadros (em grandes dimensões) que dialogam com pinturas históricas e religiosas do Japão. O tema religioso adquiriu relevância a partir de 2011 em razão das catástrofes por que o país passou (terremoto, tsunami e o acidente na usina nuclear de Fukushima).
“Como resultado desta crise nacional, Murakami se deu conta do papel da arte e da religião diante de um desastre natural e procurou inspiração na arte budista tradicional. Ele lançou uma série de pinturas de arhat, ser iluminado que alcançou o nirvana, mas permanece no mundo para disseminar os ensinamentos de Buda”, explica o curador Gunnar Kvaran.
Entre as duas salas que abrigam as telas, o visitante passa pelo corredor do Instituto que abriga três grandes esculturas: Flor e seu filho/2018, Autorretrato nu com POM (ouro)/2013 e POM & Eu/ 2009-10
A segunda sala da exposição traz as obras que deixaram Murakami mais conhecido no mundo, em que o artista questiona a ideia de separação entre arte e cultura popular e derruba, de acordo com o curador, as fronteiras entre ‘alta’ e ‘baixa’ cultura. Dentre as telas deste período, há as que trazem DOB, personagem alter ego de Murakami, inspiradas em HQ (história em quadrinhos) e os mangás. Há também telas que refletem o conceito superflat, criado pelo artista, em que ele descreve tanto a estética característica da tradição artística japonesa e a natureza do pós-guerra da cultura e da sociedade japonesas.
Destaque ainda desta sala para duas telas de grandes dimensões: Imagem do leão abençoado que se aninha com os segredos da vida e da morte/2014 e Leão ocupando o trono do meu coração/2018.
Além das telas e esculturas, a mostra também traz o lado cineasta de Murakami, com filmes de animação, videoclipes e clipes de publicidade. O Instituto Tomie Ohtake oferece ainda atividades gratuitas ligadas à exposição, como visitas mediadas, visitas em libras, encontros com professores e oficinas.
Ótima oportunidade de passeio neste período de festas e férias escolares.
Roteiro:
Murakami por Murakami – mostra de Takashi Murakami. Curadoria: Gunnar B. Kvaran. Instituto Tomie Ohtake, Rua Coropés, 88, tel. 11 2245-1900. Horários: de terça a domingo das 11h às 20h. Ingressos: R$12 (terça grátis). Venda: na bilheteria ou www.sympla.com.br. Temporada: até 15/03/20.
Fotos: divulgação
Deixe comentário