O Pior Vizinho do Mundo: comédia dramática estrelada por Tom Hanks

De em fevereiro 11, 2023

 

Tom Hanks é o protagonista Otto Anderson, um viúvo aposentado e rabugento

 


Em grande atuação, o ator norte-americano Tom Hanks é o protagonista da comédia dramática O Pior Vizinho do Mundo, em cartaz no ETC Moviemax, dentro da semana de promoção com filmes que concorrem ao Oscar/2023, cuja cerimônia acontece no próximo dia 12 de março.

O filme é inspirado no livro Um homem chamado Ove, de Frederik Backman e na versão cinematográfica sueca de 2015, do diretor Hannes Holm. Na trama, Otto Anderson perdeu sua esposa há pouco tempo, acaba de ser aposentado e fiscaliza o condomínio onde mora. Rabugento e mal-humorado, Otto vê sua rotina tomar novo rumo graças à chegada de novos vizinhos, uma família jovem e alegre, que propicia uma transformação em sua vida.


 

As primeiras cenas do filme mostram Otto em seu dia a dia, em que acorda cedo, faz uma vistoria pela vizinhança e reclama exigindo que todos cumpram as regras do condomínio. O espectador entende a razão da escolha do título, já que Otto se mostra um homem ranzinza, introspectivo e que evita se relacionar com qualquer pessoa. Para piorar a situação dele, ao chegar na empresa é recepcionado pelo chefe e por todos da equipe, que prepararam uma festa de despedida.  Foi aposentado.

 

 

 

 

Mariana Treviño interpreta Marisol, a vizinha de Otto (Hanks)

 

Se já não estava satisfeito, a aposentadoria compulsória só piora a situação: Otto inicia um processo suicida, mas em sua primeira tentativa é salvo exatamente com a chegada dos vizinhos. Marisol e Tonny, interpretados por Mariana Treviño e Manuel Garcia-Rulfo, não conseguem encostar o carro e é Otto que faz a manobra, conhecendo assim as duas filhinhas do casal. A relação deles vai se estabelecendo paulatinamente, graças a insistência e cordialidade de Marisol.

 

 

 

 

O trunfo do roteiro, assinado por David Magee, é a forma como o drama de Otto é revelado: o diretor intercala cenas do cotidiano do aposentado com outras cenas em flashback, que revelam a amorosa vida afetiva entre Otto e Sonya (Rachel Keler). Estas lembranças não só trazem consolo a Otto como o ajudam a entender a própria existência. O espectador consegue perceber a complexidade daquele homem sofrido pela viuvez e que deseja se juntar a esposa. Aos poucos Otto passa por uma transformação interna e surpreende a todos.

 

 

 

 

Interpretação brilhante de Tom Hanks

 

Além de uma direção precisa e um roteiro muito bem articulado, o grande destaque do filme é a atuação de Tom Hanks, que tem a chance de mostrar as várias facetas de um personagem tão complexo e denso. O público acostumado a vê-lo em personagens simpáticos e alegres vai se espantar com a versatilidade do ator.

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: