Rio de Sonhos: novo livro de Maria Valéria Rezende é ambientado no NE

De em agosto 3, 2022

Novela juvenil de Maria Valéria Rezende, lançamento da Lamparina Editora

 

 

 

Educadora e freira, com formação em pedagogia e língua e literatura francesa, Maria Valéria Rezende iniciou sua carreira literária em 2001, aos 59 anos. Para muitos pode parecer um início tardio, mas a autora, com seus livros, já recebeu as mais importantes premiações literárias, como Jabuti, Casa de Las Américas e os prêmios São Paulo e Oceanos. Paulista da cidade de Santos, Maria Valéria percorreu o mundo como missionária, mas desde seus 30 anos vive no Nordeste e hoje mora em João Pessoa/PB.

 

 

Rio de Sonhos, seu livro mais recente lançado pela Lamparina Editora, é uma novela juvenil ambientada no sertão de Pernambuco, onde Paulo passou a infância; o jovem há três anos mora no Recife, irá prestar vestibular para direito e foi passar os feriados com os pais. Antes de voltar, ele quer reviver suas fantasias de menino e “ver o rio adormecer e despertar”. Entre o real e o sonho, Paulo salva a Mãe d’água, ou melhor, Iara, uma garota de 15 anos que estava se afogando nas águas do rio São Francisco. Este encontro irá modificar o destino de ambos.

 

 

 

 

 

Premiada escritora Maria Valéria Rezende

No início da trama, realidade e sonho se confundem, já que Paulo em sua última noite antes de voltar para a cidade grande leva o lápis e o caderno de desenho para registrar sua aventura. Ele desenha e espera pela meia-noite, horário em que o “São Francisco adormece”. Evidentemente ele dorme e não sabe se passou da hora, mas logo avista a Mãe d’água! Na verdade era Iara, que estava se afogando e ele volta para a realidade e consegue salvá-la. Depois do susto, Iara reconhece Paulo: ela e a mãe Janaína (descendente indígena) frequentavam a casa dele. A garota conta seu drama: a mãe morreu num acidente, ela passou a morar com os avós, mas a avó também faleceu. A partir daí Vô Batista perambula pelo sertão e quer salvar a cidade, que será inundada com o projeto da hidroelétrica.

 

 

 

Ambos passam então a procurar por Vô Batista e há uma inversão de papéis: Paulo salvou Iara das águas, mas é Iara que irá salvar Paulo. A garota, com a sabedoria recebida dos ancestrais, mostra ao menino da cidade a importância da preservação da Natureza, da floresta, dos rios e dos animais.

Com uma linguagem simples, direta e ao mesmo tempo poética, a autora no final mostra a transformação ocorrida na vida de Paulo depois de seu encontro com a indiazinha:

 

 

Paulo então vislumbrou o futuro que desejava para si. Não, não queria ser doutor advogado, viver trancado em escritório e fóruns. Queria uma profissão que lhe permitisse explorar e refazer a historia daquela região na qual tinha suas raízes e, agora, seu grande amor.

 

 

Um dos destaques da obra são as ilustrações, assinadas pela própria Maria Valéria, que sintetizam a narrativa vivida pelos personagens. Além da história de Paulo e Iara, o livro traz ainda um texto de Raphaella Lira, em que há um breve histórico de Maria Valéria Rezende e uma análise minuciosa da novela:

 

 

“Não é apenas uma história sobre jovens, para jovens. Os personagens são representados como maduros e seus dilemas e questões são mostrados como sendo importantes e indispensáveis. Rio de Sonhos é uma novela juvenil escrita por uma das figuras mais interessantes da literatura brasileira contemporânea, que sem cair no ambientalismo despido de preocupação estética, consegue equilibrar tradição, ficção e preservação em forma de rito de passagem da adolescência para a idade adulta”, conclui Raphaella Lira.

 

Para arrematar, nada melhor do que a canção de Caetano Veloso O Ciúme, (interpretação dele e de Gal Costa), que se refere à região retratada no livro.

 

 

 

Ficha técnica:
Título: Rio de Sonhos
Autor: Maria Valéria Rezende
Editora: Lamparina
Página: 72
Preço: R$ 44

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


4 Comentários

Adriana

agosto 3, 2022 @ 13:29

Resposta

Que história linda, leve! Não à toa leu muito rápido!! A resenha ficou maravilhosa!!

Maurício Mellone

agosto 3, 2022 @ 14:32

Resposta

Dri, querida:
obrigado! Tomara q vc leia tb e curta
Beijos

Dinah

agosto 3, 2022 @ 12:36

Resposta

Maurício,
Achei muito interessante sua resenha. Incrível, mas nunca li um livro dela, estou em falta comigo mesma!
Vou atrás.

Beijos

Maurício Mellone

agosto 3, 2022 @ 14:34

Resposta

Dinah, não deixe de lê-la.
Ótima escritora, com livros maravilhosos e premiados
(Quarenta dias e Outros contos)
Este é uma novela deliciosa tb
Beijos e obrigado pelas visitas constantes

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: