De Maurício Mellone em julho 3, 2014
Um comediante em crise depois de ter feito uma piada num programa de TV que não foi bem recebida pelos espectadores sofre todo tipo de pressão e entra em depressão profunda. Este o mote central da peça Sit Down Drama, que acaba de estrear no SESC Consolação, com um elenco de 12 atores, dentre eles Danilo Grangheia, Caco Ciocler, Chris Couto e Noemi Marinho, e marca a parceria de dois discípulos do CPT (Centro de Pesquisa Teatral do SESC), dirigido por Antunes Filho: a dramaturga Michelle Ferreira e o diretor Eric Lenate.
A peça tem início com um famoso comediante brasileiro, Alves De (Danilo Grangheia), diante de um grande telão em que são projetadas imagens difusas e que antecipam o drama que ele viverá. Depois de uma turnê aos países escandinavos, o humorista é convidado a participar de um programa de TV muito popular e, em sua apresentação, uma de suas piadas não só desagrada a opinião pública como transforma sua vida. Alves De começa a ser pressionado, sofre de crise de criação — e consequentemente entra em depressão — e vira o bode expiatório da sociedade.
A pressão que o humorista recebe vem tanto da ex-mulher e jornalista, interpretada por Chris Couto, que inclusive usa o escândalo para se beneficiar profissionalmente, como do melhor amigo, vivido por Caco Ciocler, que não entende as razões da tristeza e da depressão do comediante. A reação popular também é grande e assusta o comediante. A única que o apoia (incondicionalmente) é a mãe (Noemi Marinho), que sempre ri de suas piadas e não o abandona, seja qual for a situação por que o filho passa.
“O texto é irônico e cheio de sarcasmo, em que os personagens dizem coisas uns para os outros sem rodeios. Michelle, com esta peça, consegue ser crítica com empatia. Nossa montagem procura discutir o humor e seus limites, além da atitude de perseguir as pessoas nessa época de tanta interação nas mídias sociais”, esclarece o diretor Eric Lenate.
Com um cenário despojado (poucos elementos, mas funcionais dentro da trama) e a interação do telão com a ação no palco — a cena da saída de Alves De da prisão é impactante — Sit Down Drama provoca reflexão na plateia, mesmo que de maneira ácida e com um personagem tão depressivo.
Fotos: Leekyung Kim
Deixe comentário