Peça: 2X2=5 O Homem do Subsolo, foto 1

2×2=5 O Homem do Subsolo: Cacá Carvalho encena clássico de Dostoiévski

De em abril 17, 2017

Peça: 2X2=5 O Homem do Subsolo, foto 1

Cacá Carvalho protagoniza espetáculo baseado no romance Memórias do Subsolo do escritor russo Fiódor Dostoiévski

O premiado e consagrado ator paraense Cacá Carvalho está em curta temporada na cidade: apresenta o solo 2 x 2 = 5 O Homem do Subsolo, baseado no romance Memórias do Subsolo do escritor russo Fiódor Dostoiévski, no Teatro FAAP só até o dia 4 de maio, com sessões às quartas e quintas.
A montagem, que já se apresentou na Itália, pelo interior paulista, além de Salvador e Belo Horizonte, é uma produção do Teatro della Toscana, com direção de Roberto Bacci e dramaturgia de Stefano Geraci. Só em cena, Cacá vive um ex-funcionário público, que adquiriu uma lucidez tamanha e por isso se enclausurou num subsolo e tem um olhar crítico sobre a humanidade.

Peça: 2X2=5 O Homem do Subsolo, foto 2

Ator vive ex-funcionário público preso num subsolo

O ator já está em cena quando o público entra na sala de espetáculo: deitado numa mesa, com um sofá logo abaixo, ele tem acesso apenas a uma luz externa vinda de uma pequena janela. Está enclausurado e ouve ruídos das pessoas que transitam pela cidade. Vez ou outra ele se contorce, bate na barriga ou dá uma olhada na janela; mas volta a ficar em silêncio, para, após o terceiro sinal, se levantar e começar seu diagnóstico do mundo em que vive, ou melhor, no mundo em que todos nós vivemos.
Uma das primeiras frases do personagem é para explicar sobre sua doença, mas que na verdade é a doença que já contaminou toda a humanidade. O personagem de Dostoiévski, preso em seu subsolo, é extremamente lúcido e faz uma análise ácida sobre o comportamento do Homem diante da vida.

“O que vemos no espetáculo é um homem numa casa-cela, que adquiriu uma extrema consciência das coisas e nos enxerga como quem vê um raio x. Ele afirma que vivemos uma vida 2×2=4, uma vida automática. O homem do subsolo se rebela, exige a necessidade de ter e viver uma vida 2×2=5, que acredita ser esta uma possibilidade de liberdade, uma possibilidade que todos nós sentimos como necessária, mas que não conseguimos realizar”, define o ator sobre o personagem e a obra que interpreta.

Para deixar mais clara sua visão sobre a realidade, o ator escolhe uma pessoa da plateia e a convida para se sentar à mesa com ele; serve uma taça de vinho e um pedaço de queijo e discorre sobre sua condição de vida. Esta pessoa do público funciona como o interlocutor do personagem, a quem ele fala e, no fundo, de quem ele fala, já que faz uma radiografia crua e profunda sobre todos nós.
Além de um texto corrosivo e que provoca intensa reflexão, o que sobressai da montagem é sem dúvida a interpretação visceral de Cacá Carvalho, que encarna todo o dissabor diante da crise existencial porque passa a Humanidade nos dias de hoje. O brilho em cena é resultado da parceria de décadas de toda a equipe: ao lado de Cacá, estão o diretor Roberto Bacci, Stefano Geracci, responsável pela dramaturgia, Márcio Medina que assina cenário e figurino e o iluminador Fábio Retti. Sem dúvida um espetáculo marcante, de grande impacto. Programe-se, a temporada é curtíssima.

 

Peça: 2X2=5 O Homem do Subsolo

Montagem dirigida por Roberto Bacci

Roteiro:

2×2=5 O Homem do Subsolo

Texto: Fiódor Dostoiévski. Tradução: Anna Mantovani. Direção: Roberto Bacci. Dramaturgia: Stefano Geraci. Elenco: Cacá Carvalho. Cenário e figurino: Márcio Medina. Criação de luz: Fábio Retti. Música: Ares Tavolazzi. Fotografia: Roberto Palermo. Assistente de direção: Silvia Tufano. Criação: Teatro della Toscana, Teatro Era CSRT e Casa Laboratório para Artes do Teatro. Produção: Bandeira Branca
Serviço:
Teatro FAAP (500 lugares), Rua Alagoas, 903, tel. 11 3662-7233. Horários: quarta e quinta às 20h30. Ingressos: R$ 40 R$ 20. Bilheteria: quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h.  Vendas: www.teatrofaap.com.br ou pelos tels. 113662 7233 / 7234. Duração: 80 minutos. Classificação: 14 anos. Temporada: até 04 de maio.

http://virginiagaia.com.br/

Deixe comentário

Deixe uma sugestão





Deixe uma sugestão

Indique um evento





Indique um evento