Peça: A Verdade, foto 1

A Verdade: Diogo Vilela protagoniza comédia francesa de costumes

De em janeiro 28, 2020

Peça: A Verdade, foto 1

Bia Nunnes e Diogo Vilela protagonizam peça do dramaturgo francês de Florian Zeller

 

 

Depois de três meses em cartaz no Rio de Janeiro e de turnê por cidades mineiras e do interior paulista, acaba de desembarcar na cidade, para uma temporada de dois meses no Teatro Vivo, a comédia A Verdade, do dramaturgo francês Florian Zeller.

 

Com direção de Marcus Alvisi, o elenco é liderado por Diogo Vilela, que divide o palco com Bia Nunnes, Carolina Gonzalez e Paulo Trajano. A comédia de costumes gira em torno da relação entre dois casais de amigos. O texto é rico em reviravoltas e o público se envolve nas trapalhadas provocadas pelo personagem de Vilela.

 

 

Peça: A Verdade, foto 2

Michel (Vilela) e Alice (Carolina Gonzalez) são amantes

 

Seguindo o modelo consagrado de vaudeville — comédia ligeira baseada em intrigas e equívocos —, a trama começa com Michel e Alice (Vilela e Carolina) num quarto de hotel. A princípio o espectador não sabe o grau de envolvimento deles, mas com a evolução da discussão percebe-se que ambos são casados e mantêm um relacionamento extraconjugal há seis meses.

A cena seguinte é na residência de Michel e Laura (Bia): ele é interpelado pela esposa, que desconfia que o marido esteja mentindo.

A próxima sequência é com os amantes, que resolvem passar um final de semana juntos; na viagem Alice recebe um telefonema do marido Paulo (Tranjano) e as trapalhadas só aumentam.

A quarta sequência é o encontro entre os dois homens, após a partida de tênis que semanalmente eles disputam.
Nesta altura da história o espectador já sabe como Michel lida com a verdade ou como manipula as situações em que se vê envolvido.  O trunfo da dramaturgia são as reviravoltas dadas pelos personagens ao final de cada cena, o que envolve o espectador na trama.

 

 

 

 

“O que me fascina na peça é o jogo que o texto propõe, culminando com a grande virada na última cena. O texto é todo inesperado, o que nos oferece uma mistura extremamente saborosa. O autor é muito hábil na armação desses quiproquós”, revela Marcus Alvisi.

 

 

 

Peça: A Verdade, foto 3

Personagens de Paulo Trajano e Vilela jogam tênis semanalmente

Realmente descobrir quem mente para quem, quem está sendo enganado e qual é a verdade que envolve aqueles personagens atrai a curiosidade do público. Porém, senti que este estratagema do dramaturgo logo é descoberto e na quarta ou quinta vez que é utilizado começa a cansar, ou ser óbvio demais. Também saí do espetáculo com dúvidas sobre a proposta dramatúrgica: será que a trama, mesmo sendo uma comédia, não reforça atitudes machistas que menosprezam a mulher? Traição, posse e ciúme na relação a dois não são questionados, pelo contrário, estes conceitos antigos também são reforçados na comédia de Zeller. O que sobressai da montagem, no entanto, é a sintonia entre os quatro atores, com destaque para a verve cômica de Diogo Vilela, que ganha a plateia desde o início.

 

 

 

 

 

 

 

Peça: A Verdade, foto 4

Vilela: carisma e comicidade

 

 

 

Roteiro:
A Verdade
. Texto: Florian Zeller. Tradução: Silvio Albuquerque. Direção: Marcus Alvisi. Elenco: Diogo Vilela, Bia Nunnes, Carolina Gonzalez e Paulo Trajano. Cenário: Ronald Teixeira e Guilherme Reis. Iluminação: Maneco Quinderé. Figurino: Ronald Teixeira. Caracterização: Mona Magalhães e Vitor Martinez. Trilha sonora: Marcus Alvisi e Tiago Fonseca. Fotografia: Dalton Valério. Produção executiva: Marco Aurélio Monteiro. Realização: Gov. Estado de São Paulo e Nitiren Prod. Art. Ltda.
Serviço:
Teatro Vivo (274 lugares), Av. Dr. Chucri Zaidan, 2.460, tels. 11 3279-1520 e 97420-1520. Horários: sexta às 20h, sábado às 21h e domingo às 18h. Ingressos: sexta R$80, sábado e domingo R$90. Bilheteria: de terça a domingo a partir das 14h. Venda: sympla.com.br. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Temporada: até 28 de março.

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: