Filme: As duas Irenes, foto 1

As duas Irenes: filme de estreia de Fabio Meira é premiado em Gramado

De em setembro 21, 2017

Filme: As duas Irenes, foto 1

As estreantes Isabela Torres e Priscila Bittencourt interpretam as adolescentes da trama 

Além de Como nossos pais que faturou 6 Kikitos, o filme de estreia de Fabio Meira, As duas Irenes, também saiu do 45º Festival de Cinema de Gramado, ocorrido em agosto último, com vários prêmios: ator coadjuvante para Marco Ricca, roteiro para Fabio Meira e direção de arte para Fernanda Carlucci, além de ter sido escolhido pelo júri da crítica como o melhor filme do festival.
Contando com as atrizes estreantes Priscila Bittencourt e Isabela Torres, a trama é desenvolvida a partir do olhar de uma adolescente de 13 anos. Irene (Priscila) é a filha do meio de Tonico (Ricca) e Mirinha (Susana Ribeiro) e sente-se preterida, já que a irmã mais velha está prestes a participar do baile de debutantes e a caçula só recebe mimos de todos. Deslocada em casa, Irene vive retraída e num de seus passeios à cidade vizinha descobre que Tonico tem outra família e, pior, que sua meia irmã não só também tem 13 anos como se chama Irene (Isabela). Ela resolve investigar e se torna grande amiga da irmã-xará.

Filme: As duas Irenes, foto 2

As irmãs tornam-se grandes amigas

Sem uma referência específica de época (pode ser no final dos anos 1960 ou na década de 1970), a história acontece numa cidadezinha do interior do país. Tonico viaja com seu caminhão fazendo entregas, o que facilita a vida dupla que leva; com Mirinha, a esposa oficial, mantém uma estrutura de classe média mais abastada. Já com Neuza, interpretada por Inês Peixoto, a situação é bem menos favorecida, a mulher sustenta a casa com suas costuras e vive à espera do amante e pai de sua filha. Depois de desvendar o mistério de Tonico, Irene procura Neuza com a desculpa de que precisa de um vestido para o baile da irmã e se apresenta como Madalena, nome da empregada de sua família, vivida por Teuda Bara. No dia de tirar suas medidas, Irene é apresentada à xará e a partir de então as duas passam a se ver diariamente. Se Irene de Mirinha é retraída e seu corpo está em formação, a filha de Neuza é desenvolta, alegre e com as formas e a libido da puberdade. O entrosamento entre elas é rico e dinâmico. Os passeios de bicicleta das meninas, o banho na cachoeira e as sessões de cinema onde acontecem os primeiros namoricos fortalecem a relação das duas Irenes.

Filme: As duas Irenes, foto 3

Priscila e Marco Ricca, vencedor em Gramado de ator coadjuvante

O roteiro, também assinado por Meira, toca em questões sérias como a dificuldade de se conviver com o machismo nas pequenas cidades, a possibilidade de se manter duas famílias que moram tão perto e a manutenção da hipocrisia nas relações familiares. Mas como a trama é conduzida por uma garota de apenas 13 anos, as situações são apresentadas, mas não discutidas em profundidade. O desfecho da narrativa é surpreendente. Destaque para a interpretação das duas atrizes estreantes, a composição de Teuda Bara para a amável empregada (que tem verdadeiro carinho de mãe por Irene) e a atuação de Marco Ricca, que dá vida a um personagem cheio de mistérios e nuances muito bem defendidos pelo ator. Não perca. Fique com a interpretação de Cascatinha e Inhana para canção Índia, que tem função relevante na trama.

 


Fotos: divulgação

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
26º Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade

2 Comentários

Dinah Sales de Oliveira

setembro 21, 2017 @ 19:06

Resposta

Ah, que vontade de ver esse também! Li a crítica no Cad2 há uns dias…
Vou conferir e depois trocamos figurinhas.

bj,
Dinah

Maurício Mellone

setembro 21, 2017 @ 19:09

Resposta

Dinah,
tomara q vc vá logo e possa voltar aqui
deixar suas impressões sobre o filme de estreia
do Fabio Meira.
Obrigado pela visita (vc foi rápida!)
Bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: