Mostra: Rigor e Caos Antônio Abujamra, foto 1

Rigor e Caos- Antônio Abujamra: mostra homenageia este homem de teatro

De em janeiro 18, 2019

Mostra: Rigor e Caos Antônio Abujamra, foto 1

Mostra dedicada à vida e obra do diretor, ator e apresentador Antônio Abujamra

Um verdadeiro mergulho na vida e na obra de Antônio Abujamra (1932-2015). Esta é a sensação que se tem ao visitar a exposição Rigor e Caos- Antônio Abujamra, que está em cartaz no SESC Ipiranga até o dia 17 de março e presta uma homenagem ao diretor, ator e apresentador de TV.

Com curadoria de Márcia Abujamra — sobrinha de Abu, como ele era carinhosamente chamado —, a mostra está disposta em cinco ambientes do SESC e traz mais de 220 fotos de trabalhos que ele dirigiu e/ou atuou, além de vídeos com entrevistas de Abu e depoimentos de amigos e artistas sobre ele e ainda outros vídeos com trechos de programas de TV, peças teatrais e filmes da extensa carreira de Antônio Abujamra.

Mostra: Rigor e Caos Antônio Abujamra, foto 2

Cinco ambientes abrigam a mostra

 

Para se chegar ao local da exposição, o visitante tem de caminhar pelo interior da unidade do SESC Ipiranga e chegar à área externa de lazer; lá estão os ambientes dedicados ao diretor. No salão maior, há corredores em que estão dispostas as mais de 220 fotos, em ordem cronológica, sobre as peças, filmes e programas que contaram com a participação de Abujamra; entre as fotos há monitores com os vídeos das entrevistas de Abu (que fala sobre sua carreira), e os depoimentos de amigos e artistas que relatam tanto sobre os trabalhos que fizeram com ele como da importância do diretor para a formação do teatro e TV no Brasil.

 

Como Antônio Abujamra iniciou sua carreira no final dos anos 1950/início da década de 1960 e tendo trabalhado até morrer em 2015, a história da dramaturgia no país é o pano de fundo desta exposição. Isto fica nítido no último espaço da mostra, que contém foto e ficha técnica de todos os trabalhos em que Abu esteve envolvido, no teatro, cinema e televisão, de 1953 quando estreou profissionalmente dirigindo Cacilda Becker na peça Raízes, de Arnold Wesker, até sua participação no programa da TV Cultura, Provocações — no ar durante 15 anos em que ele dividia roteiro e direção com Gregorio Bacic e conduzia as entrevistas com seu peculiar tom provocador.

 

 

“Esta mostra é nossa homenagem e reconhecimento pela valiosa contribuição de Antônio Abujamra ao nosso meio artístico. Com esta lembrança, afirmamos a necessidade cada vez mais presente de marcar e reconhecer as diferenças, assim como preservar o espaço livre para o diálogo sempre franco e aberto”, afirma Márcia Abujamra, curadora da exposição.

 

 

Além de indicar a visita à mostra que presta homenagem a este grande artista, quero ressaltar o catálogo elaborado especialmente para a exposição. Além de um resumo da vida e obra de Abu, há depoimentos de jornalistas, críticos, estudiosos e diretores e artistas que conviveram muito perto dele. Mais do que servir como uma referência à exposição, o catálogo é um registro bem fundamentado da vida e da carreira de Antônio Abujamra. Não perca, a mostra permanece em cartaz até março.

 

Mostra: Rigor e Caos Antônio Abujamra, foto 3

Abu nasceu em 1932, formou-se em filosofia e jornalismo e dedicou sua vida às artes, falecendo em 2015

 


Roteiro:
Rigor e Caos- Antônio Abujamra. Mostra sobre a vida e a carreira do ator e diretor. SESC Ipiranga (Galpão e Galeria), Rua Bom Pastor, 822, tel. 11 3362-0088. Horários: de terça a sexta das 9h às 21h30; sábado das 10h às 21h30 e domingo e feriado das 10h às 18h. Ingresso: gratuito. Temporada: até 17/03/19.

 

 

 

 

Fotos: Claudia Ribeiro

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: