Livro: Sabotage Um Bom Lugar, foto 1

Sabotage – Um Bom Lugar: biografia do rapper dez anos após sua morte

De em dezembro 18, 2013

Livro: Sabotage Um Bom Lugar, foto 1

Biografia oficial do rapper Mauro Mateus dos Santos escrita por Toni C.

Dez anos após sua morte brutal — o rapper foi assassinado em janeiro de 2003 com vários tiros à queima roupa —, uma série de homenagens ao mestre do hip-hop Sabotage está sendo feita, como filme, disco póstumo, quadrinhos e o livro Sabotage – Um Bom Lugar, biografia oficial de Mauro Mateus dos Santos, um trabalho que envolveu grande pesquisa do artista multimídia Toni C. Lançado pela LiteraRUA, o livro contém 345 páginas e por meio de documentos (histórico escolar do artista, inquérito e papéis da polícia sobre o assassinato), reportagens, fotografias, entrevistas, anotações deixadas pelo artista, além de sua obra poético-musical e depoimentos de amigos, parceiros e familiares, um grande painel da vida e obra de Mauro Mateus dos Santos é construído.
Paulo Miklos, integrante do grupo de rock Titãs, compôs seu personagem Anísio no filme O Invasor, de Beto Brant, graças a valiosa consultoria de Sabotage; o músico assina o prefácio do livro:

 

“Sabotage era um cara gentil e amoroso. Trabalhamos durante toda a filmagem, ‘traduzindo’ as falas do meu personagem, tirando do papel e transformando em linguagem viva. Todo o talento de Sabotage era a serviço de uma consciência lúcida e comprometida com a transformação da realidade, contra a injustiça, o atraso e o preconceito; sempre com humor, brilhantismo e razão. Sabotage hoje é uma referência”, argumenta Paulo Miklos.

 

Livro: Sabotage Um Bom Lugar, foto 2

Sabotage com o corte de cabelo que virou sua marca registrada

Num ano em que muito se discutiu sobre autorização para elaborar biografias, Toni C. recebeu sinal verde da família — ‘demorô, pô. Pode pá que vamos fazer’ — foi a resposta de Sabotinha para a indagação do autor sobre a ideia de biografar seu pai. E Toni em sua extensa pesquisa não deixou de fazer um retrato fiel do rapper e mencionar passagens difíceis da vida dele, como seu envolvimento com o mundo do crime, sua forte ligação com a maconha, sua vida amorosa (além do casamento com Dalva e de seus dois filhos, Wanderson e Tamires, o autor conta sobre a filha Larissa, fruto de uma relação extraconjugal) e suas dores, com a morte da mãe e do irmão mais velho e da prisão de seu tio.
O livro é composto de 14 capítulos (incluindo prefácio, introdução e posfácio) e Toni é bem minucioso ao selecionar e datar os fatos durante os 29 anos de vida de Sabotage, ou Maurinho como era chamado entre os familiares e amigos da favela do Canão onde ele nasceu e viveu grande parte de sua existência. O rigor com as datas o autor mantém até o final, quando vai apresentando o ano seguido de DS (depois de Sabotage). O leitor que desconhece a trajetória de um dos ícones do hip-hop brasileiro tem a chance de, com Sabotage – Um Bom Lugar, não só saber sobre a vida do talentosíssimo artista como descobrir a difícil caminhada ao sucesso, com os hits como Rap é Compromisso ou Um Bom Lugar. Melhor do que falar é mostrar o poeta rimador em ação. Confira abaixo o clipe oficial de Um Bom Lugar, dirigido por Beto Brant, e no site www.letraRUA.com.br/sabotage o conteúdo do livro está disponível também. Saiba que metade do valor arrecadado com a venda do livro é destinada à família do artista.

 

Fotos: divulgação


2 Comentários

Marcelo Brettas

dezembro 18, 2013 @ 20:04

Resposta

Grande Maurício, bom ver a resenha publicada… Conversamos sobre esse livro em uma mesa de bar, morei bem ao lado da favela do Buraco Quente, onde Sabotage viveu. Encontrei Toni C. depois de ler o livro e lhe disse o que considero o maior elogio e a maior reverência dessa obra à memória do Sabota: “É um livro feito com compromisso!”, uma alusão a uma das premissas do artista em relação ao rap. Ele não cansava de repetir: “Rap é compromisso!”

Maurício Mellone

dezembro 19, 2013 @ 15:46

Resposta

Marcelo:
Falamos em uma mesa de bar sobre o Sabota, um bom lugar para falar dele! rsrsrsrs
Achei o trabalho de pesquisa do Toni sensacional, justa homenagem ao mestre do Canão!
bjs e obrigado pela sua presença aqui

Deixe comentário

Deixe uma sugestão




Deixe uma sugestão

Indique um evento




Indique um evento