Livro: Senão eu atiro e outras histórias verídicas, foto 1

Senão eu atiro e outras histórias verídicas: contos de Leusa Araujo

De em abril 28, 2017

Livro: Senão eu atiro e outras histórias verídicas, foto 1

A jornalista e escritora paulistana tem obras de ficção e não ficção

Autora de obras de ficção (como Ordem, sem lugar, sem rir, sem falar, Scipione/10 e Náufragos emergentes: seis histórias ordinárias, Ópera Prima/09), e de não ficção, incluindo Convivendo em grupo: almanaque de sobrevivência em sociedade, Moderna/15, vencedor do Prêmio Jabuti/16, segundo lugar na categoria Didáticos e paradidáticos, Leusa Araujo acaba de lançar mais um livro de contos, Senão eu atiro e outras histórias verídicas, numa parceria da Editora Quelônio (versão impressa) e da Estratosfera (e-book).
Numa linguagem coloquial e direta, Leusa reuniu neste livro seis histórias cativantes, sendo três baseadas em experiências pessoais e três em casos judiciais que ganharam repercussão.

“Não é novidade partir da experiência ou de crimes e fatos reais. Talvez a diferença hoje é que a literatura pode mergulhar buscando a realidade, enquanto o jornalismo torna-se cada vez mais ficcional. Eu continuo, de certa forma, fazendo ‘reportagens’, mas com a liberdade de escavar até que surjam maneiras mais verdadeiras de entender o que se passou”, argumenta a escritora e jornalista.

Livro: Senão eu atiro e outras histórias verídicas, foto 2

Os contos ganharam versão impressa e e-book

Ao começar a ler, fui literalmente enredado nas histórias, graças ao poder de síntese e o tom coloquial e irônico dado por Leusa aos contos. O que me chamou a atenção também é que em quatro contos há tramas que correm paralelamente e em determinado momento elas se entrelaçam. No primeiro conto, Experiências extracorpóreas, além do enredo envolvente da narradora que fala de sua viagem astral (desligamento entre corpo e alma), há o relato do livreiro em Lisboa/Portugal, que conta sobre sua infância e seu problema de insônia, que é compartilhado com a narradora. Já em A gorda que caiu do céu, sobre o suicídio malsucedido da personagem do título, a escritora mescla o enredo central com a vida dos amigos que estão se divertindo num bar: o leitor vai montando o quebra-cabeça com as peças que são fornecidas alternadamente. Em Daiane, mais do que o relado da paixão adolescente, o que prende a atenção do leitor é como a vida da cabocla de Goiás e do garotão de São Paulo vão se entrelaçando mesmo que eles tenham se afastado. No conto A mendiga de Macuco, em que o desamparo e a hipocrisia das relações familiares são denunciados, também há o entrelaçamento ou pontos em comum entre dois personagens: ao lado da triste trajetória da mendiga Neiva, a narradora conta sobre o sumiço de seu tio Orfino, que abandonou a família. O final deste conto é surpreendente!
Em Senão eu atiro, o enredo policial prende a atenção do começo ao fim e o que envolve o pintor famoso e sua assistente Nanci fica em suspense até o ponto final da história. Em Iracema, que encerra o livro, Leusa mostra todo seu poder de concisão: em apenas duas páginas, o leitor conhece a história, o drama e a tristeza de uma família com a perda de um ente querido.

Livro: Senão eu atiro e outras histórias verídicas, foto 3

Leusa integra o núcleo de teledramaturgia da TV Globo

Não é por ser minha amiga desde os tempos da facu (como hoje a galera se refere aos cursos universitários), mas Leusa Araujo consegue transportar o leitor para dentro das histórias graças à sua escrita coloquial, leve e com um toque de ironia. Impossível abandonar seus contos assim que se começa a lê-los.

Ficha técnica:                                                         
Título: Senão eu atiro e outras histórias verídicas
Autora: Leusa Araujo
Editora: Quelônio (livro impresso), Estratosfera (e-book), 144 pgs
Preço: R$ 44 e R$ 15 (e-book)

 

Fotos: divulgação

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: