Curtas Reciprocidades: na pandemia, vídeos refletem o mundo hoje

De em junho 11, 2020

Ranieri criou o projeto, que já produziu 60 vídeos com artistas que pensam o isolamento  

 

Em razão da pandemia causada pelo coronavírus e com os teatros e casas de espetáculos fechados, além das salas de cinema, o ator, diretor e dramaturgo Antonio Ranieri resolveu criar o projeto Curtas Reciprocidades, que são vídeos em que os artistas refletem sobre este triste e inusitado momento que a Humanidade vem enfrentando nos dias atuais.

 

O projeto é constituído de um texto de Ranieri que cada artista recebe e tem total liberdade de criação. O vídeo depois de produzido e veiculado nas redes sociais (Instagram, You Tube e Facebook), é acompanhado de um bate papo entre Ranieri e os artistas. Nesta conversa informal, eles analisam como se deu o processo criativo, além de uma reflexão sobre este período de isolamento social. Já foram produzidos 60 vídeos com as mais variadas linguagens.

 

 

Antonio Ranieri: autor dos textos dos vídeos

 

 

O projeto começou de forma despretensiosa, com o objetivo de trocar informações sobre como cada um estava se sentindo com o distanciamento e a impossibilidade de se apresentar nos palcos. Mas com a boa receptividade, o projeto ganhou nova dimensão:

 

 

“O projeto surgiu por eu me sentir acuado e com medo de um futuro incerto, além da necessidade de dialogar com outros artistas e saber o que eles estavam sentindo. A proposta foi enviar alguns textos aos amigos para que criassem um vídeo. De lá para cá somam mais de 60 artistas que produziram filmes com as mais variadas linguagens. Queria que as pessoas tomassem um tempo para produzirem artisticamente e criassem uma bolha de isolamento, deixando de lado por um momento as tristes notícias que enfrentamos todos os dias”, explica Antonio Ranieri.

 

 

 

 

Já foram produzidos 60 vídeos, sendo que 30 deles já foram veiculados. De acordo com Ranieri, o projeto possibilitou utilizar a escrita como ferramenta de troca e de fortalecimento da comunidade artística. “Nós nos debruçamos em pensamentos e ações de enfrentamento da crise política, social e cultural, buscando caminhos diversos de levarmos o ofício teatral para a linguagem audiovisual. Assim também estamos podendo sobreviver enquanto ainda não podemos voltar aos palcos”, diz o ator.

 

 

O projeto não tem prazo de terminar e há ainda a possibilidade de que os textos dos vídeos sejam editados e publicados num eBook. Acompanhe os vídeos que são postados duas vezes por semana, às terças e sextas.

 


Serviço:
Curtas Reciprocidades
. Vídeos veiculados às terças e às sextas-feiras às 12h.Instagram: @ranieriantonio / Youtube: Antonio Ranieri Produções. Os bate papos são postados no dia seguinte ao vídeo. Com: Lucas Sancho, Fernanda Padilha, Carol Stofella, Gustavo Ceccarelli, Gisele Porto, Carol Hubner, Marina Assis, Glaucia da Fonseca, Talitha Pereira, Yael Pecarovich, Samuel Carrasco, Marlon Vila Nova, Hevelin Gonçalves, Georgia Gabrielle, Nivío Diegues, Edi Fonseca, Ailton Guedes, Tita Azevedo, Luis Damasceno, Camila Thiré, Flavia Strongolli e outros.

 

 

 

Fotos: divulgação

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

2 Comentários

Dinah Sales de Oliveira

junho 11, 2020 @ 11:01

Resposta

Maurício,
Parece bem bacana a iniciativa, vou reservar um tempinho pra ver alguns desses vídeos.
Muitos artistas estão se movimentando digitalmente, viva a arte e a criatividade!

bjs.

Maurício Mellone

junho 11, 2020 @ 11:14

Resposta

Dinah,
com tudo fechado (teatros, salas de shows e cinemas) os artistas
estão se reinventando! Uma iniciativa criativa do Ranieri!
Bjs e obrigado pela visita (sempre com carinho)

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: