Curtas Reciprocidades- Manifesto LGBTQIA+: vídeos de Antonio Ranieri

De em junho 15, 2021

Projeto reúne vídeos com histórias reais de pessoas violentadas por serem gays, lésbicas ou trans

 

 

O dramaturgo, ator e diretor Antonio Ranieri dá continuidade a seu projeto iniciado no ano passado, Curtas Reciprocidades, em que 50 artistas participaram da produção de vídeos em que relatam suas experiências diante do fato que abala até hoje a Humanidade: a pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus, e que já causou a morte de mais de 3,8 milhões pessoas no mundo (no Brasil a cifra é de mais de 485 mil mortes). Em isolamento, os artistas contam nos vídeos suas expectativas com a nova doença e como enxergam um futuro até então inimaginável para todos nós.

 

 

Com o sucesso da primeira temporada, Ranieri acaba de lançar a segunda etapa do projeto, Curtas Reciprocidades- Manifesto LGBTQIA+, que reúne 24 histórias reais de pessoas que foram violentadas simplesmente por serem gays, lésbicas, travestis ou transexuais. Com roteiro de Antonio Ranieri e produção de Morena Carvalho, os vídeos são transmitidos diariamente até 30 de junho pelo Instagram @ranieriantonio.

 

 

 

Ranieri assina os roteiros e edição dos vídeos

 

 

 

O projeto deste ano foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e conta com a participação de 24 atrizes e atores. Cada vídeo traz uma história baseada em fatos reais, que refletem a terrível situação em que vivemos: o Brasil é considerado o país que mais mata pessoas da comunidade LGBTQI+.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Todos os dias sabemos de histórias de pessoas que foram violentadas, torturadas e mortas, todas vitimas de homofobia, transfobia e lesbofobia. Quis transformar em ficção essas tragédias, para que o público pudesse visualizar, pelos depoimentos, a crueldade exposta. Não queria que estas histórias ficassem perdidas. Precisamos ter mais visibilidade e temos que protestar. Merecemos viver. Estão querendo nos silenciar e isso não será mais possível”, exalta Antonio Ranieri.

 

 

 

 

 

Fábia Mirassos

 

 

Até o final do mês um vídeo é lançado diariamente, ao meio dia. Numa produção simples, a atriz ou o ator aparece sentado diante da câmera e relata a situação em que sofreu a violência preconceituosa. As histórias são muito tristes e esta é a intenção do projeto: causar impacto e provocar uma reflexão sobre a barbárie em que membros da comunidade LGBTQIA+ sofrem no Brasil constantemente.

 

 

 

 

 

 

Níveo Diegues

 

 

Encerrado o projeto, o dramaturgo pretende lançar o livro IDENTIDADE – Trilogia Sobre o Amor e a Falta no Universo LGBTQIA+, que reúne três peças teatrais com a mesma temática dos vídeos, sendo que duas delas já encenadas e a terceira ainda inédita.

 

 

 

 

 

 

Roteiro:
Curtas Reciprocidades – Um Manifesto LGBTQIA+. Roteiro e edição: Antonio Ranieri. Produção: Morena Carvalho. Elenco: Adba Cuba, Ailton Guedes, Amanda Santana, Antonio Vanfill, Bruno Peixoto, Cidy Dionísio, Danilo Martim, Fábia Mirassos, Giovanna Romanelli, Gustavo Ceccarelli, Lenilson Thomaz, Lucas Sancho, Luis Damasceno, Marcos Lemes, Mario Augusto, Marlon Vila Nova, Níveo Diegues, Rafael Pucca, Rodrigo Risone, Samuel Carrasco, Samuel de Assis, Thiago Perticarrari, Tony Germano e Walmick de Holanda.Produção: A.R Produções Artísticas e A Minha Cia de Teatro.
Serviço: Transmissão gratuita online pelo Instagram: @ranieriantonio. Horários: de 07 a 30/06, às12h.

 

 

 

Fotos: Divulgação

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: