De em agosto 8, 2011
Mamute (Mammuth) utiliza-se da clássica fórmula “road movie” do cinema norte-americano. No entanto, como o protagonista sai pelo sudoeste da França de moto (Mammuth, famoso modelo dos anos 70) em busca de documentos que comprovem os anos de trabalho para que o governo lhe conceda a aposentadoria, o filme transcende a fórmula. Mais do que paisagens pitorescas da França e tipos excêntricos encontrados no caminho, Mamute é a viagem interior do recém-aposentado Serge Pilardosse, interpretado pelo brilhante ator francês Gérard Depardieu.
As primeiras cenas de Mamute, com direção e roteiro de Gustave de Kervern e Benoît Delépine, mostram Serge no último dia de trabalho no matadouro de porcos; ao final da jornada, o chefe e os demais trabalhadores fazem uma homenagem ao velho companheiro e ele volta para casa com um quebra-cabeça de 2000 mil peças, presente que ganhou dos amigos. Sem ter o que fazer e sentindo-se inútil (não consegue fazer os mínimos afazeres domésticos), Serge acata a sugestão da mulher Catherine (Yolande Moreau): que ele vá, de moto, recolher os documentos das antigas empresas que comprovem o tempo de serviço; só assim o governo lhe concederá a aposentadoria.
Entretanto, mais do que cumprir uma exigência burocrática, Serge começa uma viagem interior, resgatando sua auto-estima. Ele se depara com antigos conhecidos, que o ignoram ou o ridicularizam, com parentes afastados e com o fantasma da ex-namorada, morta em acidente em que ambos estavam. A namorada, vivida por Isabelle Adjani, tem papel fundamental na recuperação emocional de Serge. Em sonho e num devaneio causado pelo uso de maconha, é ela que o ampara e provoca uma verdadeira revolução interna no brutamonte — gordo, com cabelos imensos e não muito chegado a higiene pessoal — Serge resolve se reciclar. Depois de conseguir alguns comprovantes de trabalho, ele vende a velha moto (cobiçada por colecionadores) e volta para a mulher para recomeçar uma nova vida.
O grande destaque do filme, sem dúvida, é a atuação de Depardieu. Um personagem que a princípio provoca distanciamento e até certo asco, aos poucos ganha a confiança do espectador, graças à tocante história de vida e sua determinação em refazer sua existência.
Foto: Divulgação
Deixe comentário