Matias na cidade: instigante romance de Alexandre Vidal Porto

De em outubro 3, 2022

 

Alexandre Vidal Porto é paulista, viveu no Ceará e como diplomata morou em várias cidades

 

 

 

 

Autor do premiado Sergio Y vai à América e de Cloro (ambos lançados pela Companhia das Letras), o escritor e diplomata Alexandre Vidal Porto com Matias na cidade/ Editora Record evidencia seu estilo próprio de narrativa: de modo direto, logo nas primeiras páginas o leitor sabe que o personagem central está morto e a partir daí é conduzido a descobrir os últimos quatro dias da vida de Matias. Mistério e suspense envolvem a trajetória do personagem central, um homem de meia idade, casado há 24 anos, mas um eterno mulherengo.

 

 

Com uma linguagem envolvente, o escritor provoca o leitor: mesmo sabendo o desfecho final, é impossível chegar ao final da trama e não voltar a reler como tudo começou e assim conseguir montar o quebra cabeça proposto sutilmente por Vidal Porto.

 

 

Os três romances do escritor

 

Já no prólogo, depois de uma carta sucinta endereçada a Matias, o narrador descreve o enterro do personagem. É só depois desta introdução que o escritor passa a narrar os quatro dias que antecederam este momento fúnebre; cada capítulo é dedicado a um destes dias e o leitor passa a conhecer quem é Matias, um advogado bem sucedido, casado com Susana, pai de um casal de filhos já adultos, mas um mulherengo contumaz. Num destes encontros fora do casamento, ele acorda num hotel e percebe que dormiu por mais de 30 horas. Enjoado, com dor de cabeça e sem saber o que aconteceu (nem o rosto da mulher com quem esteve ele se lembra), Matias procura seu médico de confiança, que prescreve uma batelada de exames.

 

 

 

 

Paralelamente à tentativa de Matias em descobrir o que ocorreu com ele naquele hotel, o histórico de sua vida é relatado, desde o início do namoro com Susana, os primeiros anos de casamento, as primeiras traições até o relacionamento distante que ele e Susana mantêm na atualidade. O cotidiano de mulher também é retratado de forma paralela ao do marido: sua viagem ao exterior, sua volta e o reinício da rotina. Desta forma, as peças do quebra cabeça são apresentadas ao leitor, que deve prestar atenção para poder montar tudo ao final!

 

De maneira despretensiosa e com uma linguagem objetiva, sem rodeios, Vidal Porto enreda o leitor numa trama de mistério e suspense. Num primeiro momento, a narrativa parece se referir a uma relação amorosa tediosa, mas ao final o leitor percebe que algumas pistas foram sendo fornecidas durante o transcorrer dos últimos quatro dias da vida de Matias e um painel da vida dos personagens precisa ser montado. Daí a necessidade de se voltar ao início e reler o prólogo. Sem dúvida, um romance instigante, que prende o leitor da primeira à última linha.

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica:
Título: Matias na cidade
Autor: Alexandre Vidal Porto
Editora: Record
Página: 160
Preço: R$ 54,90

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: