O artista e a força do pensamento: documentário de Elder Fraga

De em novembro 30, 2021

Documentário de Elder Fraga sobre o coreógrafo Marcos Abranches 

 

 

“Não estou no palco pelas minhas diferenças.
Estou no palco pelo dom e talento que Deus me deu”

 

 

 

 

Um retrato sensível e comovente sobre a vida e obra do artista, coreógrafo e dançarino Marcos Abranches. O artista e a força do pensamento, documentário de Elder Fraga abre amanhã o Assim Vivemos – Festival Internacional sobre Deficiência, que acontece de 1º a 20 de dezembro no CCBB/SP, depois de ter passado por Brasília e Rio de Janeiro.

 

Premiado como melhor filme no Santos FilmFest/2021 e incluído na seleção oficial dos festivais VIBRA Virada Inclusiva Brasileira (de 3 a 7/12 em Recife/PE) e Mostra Sesc de Cinema Paulista (13 a 26/01/2022 em São Paulo), o documentário é fruto de trabalho de mais de cinco anos do premiado diretor Elder Fraga, que assina também o roteiro. Além de mostrar o cotidiano do coreógrafo ao lado da mulher e dos filhos, o filme traz trechos de coreografias de Abranches e conta com depoimentos dos pais dele (Eliety Teixeira e Célio Abranches) e de profissionais da dança e das artes, como Sandro Borelli, Inês Bogéa, Luís Ferron, Gal Oppido, Iara Biderman, Ivan Cabral, dentre outros.

 

 

Célio Abranches e seu filho Marcos

 

A abertura do filme é linda e de tirar o fôlego: com uma visão de bem alto, o público vê o vasto oceano Atlântico e quando a câmera aproxima é possível ver um rapaz boiando com a ajuda de outra pessoa. Ao longo do documentário a história de vida de Marcos Abranches é apresentada e sabe-se da forte ligação do rapaz com o mar e com seu pai.

 

 

 

 

 

Portador de uma rara doença decorrente de uma lesão cerebral (falta de oxigenação no cérebro ao nascer), Marcos nunca viu suas diferenças – enfatiza diferença e não deficiência – como empecilho para criar e expressar nos palcos seu dom e talento artísticos.
Intercalando falas do artista com depoimentos dos convidados, o diretor mostra trechos das principais coreografias criadas por Abranches, como as emocionantes Avessos, Corpo sobre tela, O grito e O canto dos malditos. A carreira internacional do coreógrafo e dançarino também é lembrada, com sua participação em companhias internacionais na Alemanha, Espanha, Paraguai, Peru e Colômbia.

 

 

 

 

 

Coreografia Avessos

 

 

O filme cativa o espectador, que logo se apaixona pela personalidade sensível e criativa de Marcos Abranches. A diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, define bem a dimensão do trabalho dele:

 

 

 

 

 

 

 

“A dança do Marcos me leva a redescobrir uma maneira de contar para o outro que somos iguais e que todos somos muito potentes.”

 

O documentário terá três exibições no Assim Vivemos – Festival Internacional sobre Deficiência: dias 1º, 6 e 11/12, às 18h, sempre com a presença de Elder Fraga e Marcos Abranches. Imperdível! Acompanhe toda a programação do festival no site do CCBB/SP.

 

 

 

 

 

 

Roteiro:
Assim Vivemos – Festival Internacional sobre Deficiência
. De 1º a 20/12, no CCBB/SP.
O artista e a força do pensamento: documentário de Elder Fraga sobre o coreógrafo Marcos Abranches. Exibições: 1º, 6 e 11/12,às 18h. Ingressos: gratuitos.

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: