Favo do Mellone: balanço e destaques das atividades de 2023

De em dezembro 28, 2023

 

 

Retrospectiva 2023: resenhas/críticas de literatura, cinema, teatro, música e exposição

 

Final de ano já é tradição os veículos de comunicação trazerem retrospectivas e balanços de atividades. Com o Favo do Mellone — um blog cultural criado em 2010 — não é diferente. No entanto, este balanço fica muito próximo de um retrospecto de vida, no meu caso. Paulistano e com uma carreira profissional de mais de 40 anos construída na capital paulista, há dois anos dei uma guinada e vim para o Nordeste.

 

 

Revista do Diario de Pernambuco

 

 

Estou estabelecido no Recife desde fevereiro de 2021. Aqui além de me dedicar às produções culturais da região, pude neste ano voltar à atividade diária do jornalismo: fui repórter da revista Marcas Preferidas 2023 e da editoria Vida Urbana do jornal Diario de Pernambuco.

 

 

 

 

 

 

Pod cast do Instituto Boa Vista (IBV)

Outra atividade que pude experimentar neste ano foi a de participar como roteirista do PodSex 50+, um pod cast do Instituto Boa Vista (IBV) voltado a questões de envelhecimento para gays e bissexuais acima de 50 anos.

E o Favo do Mellone trouxe mais de 45 resenhas culturais, com destaque para a literatura, cinema, teatro, dança e música.

 

 

 

 

 

 

 

Socorro Acioli, autora de A cabeça do santo

 

Os lançamentos editoriais de literatura brasileira contemporânea ganharam destaque no Favo neste ano, além das resenhas literárias terem sido replicadas no Blog Edgard Homem.

Foram mais de 20 resenhas/críticas, com destaque para os autores de Pernambuco e do NE, como Micheliny Verunschk (O som do rugido da onça), Socorro Acioli (A cabeça do santo), Sidney Rocha (O inferno das repetições), Marcelo Peixoto (Ava Gardner nunca disse te amei) e os estreantes Nadyr Manguinho e Bruno Albuquerque.

 

 

 

 

 

Itamar Vieira Junior, autor de Salvar o Fogo

 

O baiano Itamar Vieira Junior (Salvar o fogo), a mineira Carla Madeira (Véspera), os cariocas Eliana Alves Cruz (A vestida), Francisco Azevedo (O fio condutor) e Geovani Martins (Via Ápia), além dos paulistas Lilia Guerra (O céu para os bastardos) e Marcelo Brettas (Rua qualquer, sem número) também foram alguns dos escritores que ganharam resenhas/críticas do Favo.

 

 

 

 

 

 

Retratos Fantasmas, filme de Kleber Mendonça

 

 

 

Filmes brasileiros lançados em 2023 também estiveram nas páginas do blog. O pernambucano Kleber Mendonça Filho fez o lançamento de Retratos Fantasmas em noite concorrida no Cinema da Fundação/Derby. Já o diretor goiano Fabio Meira incluiu Recife no roteiro de pré-estreia de Tia Virginia, estrelado por Vera Holtz Arlete Salles e Louise Cardoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sophie Charlotte em Meu nome é Gal

 

 

Outros destaques de cinema: o emocionante Meu nome é Gal, das diretoras Dandara Ferreira e Lô Politi, com Sophie Charlotte na pele da baiana Gal Costa, Mussum, de Silvio Guindane, com Ailton Graça revivendo o sambista e comediante Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Ó Paí, ó 2, da diretora Viviane Ferreira, com  Lázaro Ramos à frente do elenco formado pelo Bando de Teatro Olodum. O curta metragem Fã número 1, de Elder Fraga, além do Filmelier (festival de inéditos e premiados) e alguns filmes estrangeiros (Close e A Baleia) também foram destaque no blog.

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição imersiva Van-Gogh Live 8K

 

 

A exposição imersiva Van Gogh Live 8K, com 250 obras do artista holandês Vincent Van Gogh, permaneceu durante meses no Shopping RioMar e foi ressaltada no Favo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Armando Babaioff na peça Tom na fazenda

 

O teatro também recebeu atenção do blog. Do festival Janeiro de Grandes Espetáculos destaque para a peça de Portugal Sozinha, com a atriz Elsa Pinho. A montagem Desalinho, da atriz pernambucana Hilda Torres e as produções Quando eu for mãe quero amar desse jeito, direção de Tadeu Aguiar, com Vera Fischer encabeçando o elenco e a premiada Tom na Fazenda, com o ator pernambucano Armando Babaioff, receberam críticas do Favo.

 

 

 

 

 

 

Martins, cantor e compositor do Recife

 

 

A música também esteve presente no blog. O show do cantor e compositor do Recife Martins foi registrado, assim como a apresentação da banda de Olinda, Bonsucesso Samba Clube. No final do ano, o músico e produtor musical Ricardo Severo lançou quatro álbuns de trilhas sonoras que compôs para trabalhos audiovisuais e o blog trouxe um resumo destes álbuns.

 

 

 

 

 

 

O ano de 2023 fica marcado como o da retomada cultural do país. Depois da pandemia do coronavírus e de um governo federal que menosprezou toda e qualquer manifestação cultural, este ano com a posse de um governo democrático que recriou o Ministério da Cultura e retomou as leis de incentivo cultural, a classe artística e os produtores puderam voltar a fazer o que sempre souberam fazer, ou seja, ARTE.

Que em 2024 as atividades artísticas estejam a pleno vapor e nossa população possa usufruir da rica e pujante cultura brasileira. Da minha parte, comprometo continuar este trabalho de difusão das produções culturais brasileiras.
Feliz 2024! Que o ano novo seja de paz pelo mundo, que estamos precisando!

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 


6 Comentários

Nadyr

dezembro 29, 2023 @ 19:31

Resposta

Parabéns Maurício, seu blog é uma maravilha! Além de dar força aos artistas, nós oferece dicas valiosas de livros, pecas, filmes, exposições, música, enfim de toda forma de arte.
Beijo grande, ou como dizemos por aqui: um cheiro

Maurício Mellone

dezembro 30, 2023 @ 10:36

Resposta

Nadyr:
obrigado pela força e incentivo. Meu objetivo com o Favo
é realmente indicar produções culturais interessantes.
Beijos e um cheiro!

Źedu Lima

dezembro 29, 2023 @ 18:57

Resposta

Quero continuar me alimentando culturamente com as oferta primorosas do Favo do Melonr

Maurício Mellone

dezembro 30, 2023 @ 10:37

Resposta

Zedu, meu querido amigo:
vc como padrinho do Favo, terá sempre as ‘ofertas’ mais ricas!
Um beijo imenso e saudoso!
Feliz 2024

Dinah

dezembro 29, 2023 @ 18:05

Resposta

Querido,
Tanta coisa boa você destacou no ano em seu blog! Espero continuar prestigiando seu trabalho em 2024.
E que tenhamos um ano de paz, diversão e arte pra todos!
Beijos,
Dinah

Maurício Mellone

dezembro 29, 2023 @ 18:15

Resposta

Querida:
Obrigado pela força!
Paz, diversão e arte!!!!!
E q estejamaos mais próximos (fisicamente) no ano novo!
Beijos

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: