Peça: Tudo no seu tempo, foto 1

Tudo no seu tempo: texto inédito une suspense, humor e trama policial

De em janeiro 27, 2016

Peça: Tudo no seu tempo, foto 1

Joca Andreazza, Cynthia Falabella e Gustavo Trestini em enredo que brinca com a passagem de tempo

O diretor Eduardo Muniz, além de fã e discípulo de Alan Ayckbourn — fez um estágio de direção com o autor e participou de um documentário na Inglaterra sobre a vida dele — pela segunda vez está à frente de uma peça do dramaturgo britânico. Em 2013 dirigiu Afogando em terra firme e neste início de temporada acaba de estrear texto inédito no país de Ayckbourn, Tudo no seu tempo, em cartaz no Teatro Jaraguá.
Desta vez a trama é uma mistura de suspense e humor num enredo policial. Tudo se passa num quarto de hotel em que Kelly, uma garota de programa vivida por Cynthia Falabella, é contratada por Juliano (Gustavo Trestini) para atender o empresário inescrupuloso Rubens, interpretado por Joca Andreazza. Na verdade, o empresário quer que a moça o ajude e pede-lhe para guardar segredo do esconderijo de uns documentos pessoais. Ela sem saber entra numa jogada perigosa e precisa se livrar de Juliano, que tenta matá-la; ela foge pela porta da dispensa, que misteriosamente a conduz para o mesmo local, só que 20 anos no passado! Ao entrar ela dá de cara com esposa de Rubens, Wanda, papel de Fernanda Couto, que passa a ajudá-la.

Peça: Tudo no seu tempo, foto 2

Kelly (Cynthia) e Wanda (Fernanda Couto) se unem para fugir de assassinos

A chegada de Kelly, com seu figurino sexy e ousado, provoca surpresa e estranhamento em Wanda; depois de longa conversa elas percebem que vivem em períodos bem diferentes, Kelly vem de 2036 e Wanda está em 2016. Como é o mesmo quarto de hotel, a garota procura o documento escondido e elas descobrem que Rubens e Juliano já mataram a primeira esposa do empresário, Jéssica (Bete Correia), e que elas são as próximas vítimas. Resolvem então usar do mesmo artifício, a porta da dispensa: Wanda entra e assim volta no tempo e encontra Jéssica em 1996, em plena lua de mel com Rubens. Com muitas artimanhas, idas e vindas no tempo e a ajuda do segurança do hotel Haroldo (Edu Guimarães), as duas mulheres não só conseguem se livrar da morte como salvam a vida de Jéssica.

 
“A peça é uma mistura de gêneros, uma homenagem à ficção científica, com sobressaltos, risos e emoção. Diante de assassinatos e da possibilidade de mudar o desfecho da história, as mulheres ganham força e coragem e o resultado aparece de forma potente”, explica Eduardo Muniz.

 

Peça: Tudo no seu tempo, foto 3

Trama enaltece a coragem das mulheres, vividas por Fernanda, Bete Correia e Cynthia

Talvez por ter assistido a estreia, senti que o espetáculo ainda necessita de ritmo e entrosamento entre atores e equipe técnica (as mudanças de cenário para cada época são rápidas e exigem concentração total).Confesso que os efeitos especiais de luz para a passagem de tempo cansam e se tornam previsíveis. No entanto, por misturar momentos de tensão e suspense com humor, Tudo no seu tempo envolve a plateia, que se diverte.

 

 

 

Fotos: Ligia Jardim


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: