Peça: Através da Iris, foto 1

Através da Iris: solo de Nathalia Timberg sobre a americana Iris Apfel

De em janeiro 21, 2019

Peça: Através da Iris, foto 1

Nathalia Timberg comemora 90 anos interpretando a designer de interiores Iris Apfel 

Com o monólogo Através da Iris, do dramaturgo Cacau Hygino, em cartaz no Teatro FAAP, a atriz Nathalia Timberg inicia as comemorações de seus 90 anos de idade. Com direção de Maria Maya, a atriz dá vida à nova-iorquina Iris Apfel, empresária e designer de interiores, que aos 97 anos é uma das referências mundiais no mundo pop e das artes.

O cenário, assinado por Ronald Teixeira, é uma grande caixa com janelas por onde se vê o interior da casa da empresária; a atriz na pele de Iris está na sala, entre duas poltronas e responde a perguntas de uma equipe de TV, que não aparece; desta forma, conta passagens de sua vida numa conversa informal com a plateia.

Peça: Através da Iris, foto 2

Atriz é dirigida por Maria Maya

 

Ao toque do terceiro sinal, a atriz já está a postos dando alguns retoques nos objetos de cena e brinca dizendo para si mesma: ‘coragem Nathalia, vamos lá’. As luzes se apagam e em seguida se acendem e a atriz está com o figurino todo vermelho e os inconfundíveis óculos gigantes, de aros pretos, da empresária norte-americana. De acordo com o autor e a diretora, o espetáculo não tem a intenção de ser biográfico, mas de retratar o universo libertário e descompromissado de Iris:

 

“Quando me deparei com essa figura excêntrica, icônica que é Iris Apfel, quis transpor para cena não aquela mulher com todos seus acessórios e marcas, mas sim me apropriar do ser humano que estava por trás disto, aproximando o espectador deste universo. Estabeleci minha encenação por vias do teatro documental, na tentativa de ultrapassar essa linha tênue entre realidade e ficção”, argumenta Maria Maya.

 

 

Em tom informal, a personagem vai falando como se respondesse a perguntas da equipe de reportagem e assim relata alguns momentos de sua vida, desde a infância ao lado da família de origem judia, da formação em belas artes e da influência das cores de Matisse para a sua vida, de seu estilo peculiar desde a juventude (conta que foi a primeira mulher a usar calça jeans), até seu trabalho como designer de interiores — ela e o marido, o decorador Carl Apfel, assinaram a decoração da Casa Branca por oito administrações —  e da famosa exposição no Metropolitan de Nova York, há 14 anos, com mais de 80 de seus looks. A conversa/entrevista é intercalada com projeções em todo o cenário de imagens a que ela se referiu e de vídeos em que ela enfatiza suas opiniões.

O texto, segundo o autor, foi criado com base na entrevista que realizou com Iris, de trechos de documentários e publicações sobre ela, além da biografia “Iris Apfel: Accidental Icon”. “Descobri uma mulher de vida colorida, com uma larga experiência, movida pela vivacidade, bom humor e coragem, que serve de exemplo para todos. Lembrem-se, ela tem 97 anos e uma imensa alegria de viver”, afirma Cacau Hygino.

 

Peça: Através da Iris, foto 3

Nathalia e Iris: vitalidade artística as aproximam

 

Em apenas 50 minutos, Nathalia Timberg transpõe para o palco uma mulher de personalidade marcante, de um humor sarcástico e uma postura libertária diante da vida, cujas últimas falas fazem com que os espectadores associem à própria experiência de vida desta grande atriz brasileira, que aos 90 anos transborda talento e brilhantismo em cena. Imperdível!

 

 

 

 

Roteiro:
Através da Íris. Texto: Cacau Hygino. Direção: Maria Maya. Diretor assistente: Michel Blois. Elenco: Nathalia Timberg. Cenografia e direção de Arte: Ronald Teixeira e Guilherme Reis. Visagismo: Vavá Torres. Figurino: Tati Brescia. Iluminação: Adriana Ortiz. Trilha sonora: Marcello H. Fotografia: Rodrigo Lopes. Videomaker TV: Johnny Luz. Designer gráfico: Ellen Trevizan. Diretores de produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles. Produtor Executivo EUA: Victor Barroco. Realização: WB Produções.
Serviço:
Teatro FAAP (476 lugares), Rua Alagoas, 903, tel. 11 3662-7233. Horários: sexta e sábado às 21h e domingos às 18h. Ingresso: R$ 80 e R$ 40. Vendas: bilheteria ou pelo site faap.br/teatro. Bilheteria: de quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h. Duração: 50 minutos. Classificação: 14 anos. Acessibilidade: aos domingos, intérprete de libras. Temporada: até 10 de março.

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Uba

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: