Mambo Italiano: siso e muito riso

De em fevereiro 28, 2011

Cláudia Mello, Lára Córdula e Antônio Petrin: típica família italiana

Típica família italiana da Mooca, com os tradicionais almoços de domingo, alegria, confusão e os ânimos sempre à flor da pele. Os exageros de sentimentos da mama italiana aliados ao machismo característico da família tradicional quando o filho abre seu coração e confessa-se gay. Pronto, todos os ingredientes de Mambo Italiano estão postos à mesa.
Do original canadense escrito em 2000 por Steve Galluccio, o texto, graças ao imenso sucesso nos palcos, ganhou uma versão cinematográfica três anos depois. A montagem, que está em cartaz até o final de março no Teatro Nair Bello Shopping Frei Caneca, tem tradução e direção de Clarisse Abujamra.
A trama gira em torno de Ângelo vivido por Luciano Audrey: roteirista de TV, resolve assumir para a família seu namoro com Nino (Jarbas Homem de Mello), seu amigo desde a infância. As reações são as mais diversas, desde o dramalhão dos pais, interpretados pelos encantadores Cláudia Mello e Antônio Petrin, ao pavor do namorado e a cumplicidade da irmã, papel de Lára Córdula. A trama ganha novos contornos quando Nino reencontra a amiga dos tempos escolares: eles iniciam um romance às escondidas exatamente no momento que Ângelo assume abertamente sua homoafetividade.
O autor mescla com maestria cenas histriônicas com as tensas e dramáticas. O drama de Ângelo, ou seja, viver sem mentiras e hipocrisias, é dissecado em minúcias, tanto que provoca uma mudança radical no comportamento dos pais. Da negação inicial de que o filho é gay, Maria e Gino passam não só a defendê-lo como admitem que a felicidade dele será ao lado de um rapaz que o ame de verdade. O riso do espetáculo é revigorado com as ótimas atuações de Tânia Bondezan e Carla Fioroni, mãe e amante de Nino, respectivamente.

Tânia Bondezan com Petrin em cena cômica do espetáculo

Além da interpretação afinada do elenco, um destaque da montagem é a movimentação em cena: todos os atores permanecem num semicírculo, enquanto a trama central se desenvolve no palco, o que contribui para o desenrolar do enredo.
A comédia e o drama dividindo a atenção da plateia é o que mais motivou a diretora: “É fascinante a ideia de fazer o público rir e ao mesmo tempo se emocionar. Mambo Italiano
é uma comédia delicada com um final encantador”, argumenta Clarisse Abujamra.

Fotos: Vânia Toledo


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: