Peça: A vida, foto 1

A Vida: montagem mescla dados da biografia dos atores e do diretor

De em agosto 31, 2017

Peça: A vida, foto 1

Elenco: Camila Raffanti, Felipe Schermann, Hercules Morais, Júnior Docini, Tamirys O’ hanna e Thaís Medeiros

Depois de pequenas temporadas no primeiro semestre (Sesc Santo Amaro e Teatro Paulo Eiró), o espetáculo A Vida, da companhia AntiKatártiKa dirigida por Nelson Baskerville, se apresenta até 17 de setembro no Tusp. Com uma proposta cênica ousada, a trama é constituída de fatos reais da vida dos seis atores e do diretor, divididos em oito etapas, sendo 15 cenas apresentadas por noite. No entanto, para a encenação de cada etapa da trama há um sorteio aleatório numa roleta que traz todas as situações vividas pela equipe. Desta forma, em cada noite é apresentado um espetáculo único:

“Queria criar um espetáculo que pudesse ser aleatório e ao mesmo tempo ensaiado, partindo de experiências biográficas minhas e dos atores. A questão do uso da biografia como ponto de partida dramatúrgico é que sempre consigo ver a vida e entendê-la melhor desta forma”, argumenta Nelson Baskerville.

Peça: A Vida, foto 2

Peça é constituída de fatos reais da vida do elenco e do diretor

O espetáculo começa já de forma aleatória: há um sorteio e cada ator sobe numa esteira e tem 40 segundos para fazer uma pequena apresentação. Em seguida há uma breve explicação de como o espetáculo vai se desenvolver e tem início a primeira fase: a roleta é girada e a situação escolhida — um fato biográfico de um dos membros da companhia — passa a ser encenada. Entre uma e outra etapa, há textos que alinhavam e contextualizam a trama; no programa da peça há uma frase que elucida esta atitude: “o espetáculo se apropria de algumas falas de Valter Hugo Mãe, Simone de Beauvoir e Paolo Sorrentino”. Para o início de cada uma das oito etapas a roleta é girada, sucessivamente.
Em um longo e profundo processo de ensaio (nove meses), as situações biográficas, de acordo com o diretor, foram sendo encenadas e ganhando teatralidade para que transcendessem à memória. Dentre os temas propostos pelo grupo, há questões sobre abuso sexual, abandono, doenças de familiares, separações conjugais, preconceito, intolerância e morte.

“Parti da ideia de Schopenhauer sobre uma aparente aleatoriedade da vida. Não estamos falando de destino, porque não é como se as coisas já estivessem traçadas, mas sim como se tudo fosse traçado a cada momento conforme as coisas acontecessem”, explica o diretor.

Os próprios atores movimentam os elementos cenográficos na medida em que as cenas vão sendo sorteadas. Além da dramaturgia contundente e que envolve a plateia, o formato e a concepção cênica são os destaques do espetáculo. A sintonia entre os atores é outro ponto a ser destacado; no dia em que assisti ao espetáculo, inclusive por três cenas de sua vida terem sido sorteadas, fiquei muito bem impressionado com a performance de Tamirys O’hanna.  A temporada se estende só por mais duas semanas, programe-se e vá conferir.

Peça: A Vida, foto 3

Em cada sessão são sorteadas cenas a serem apresentadas

Roteiro:
A Vida
. Dramaturgia: Nelson Baskerville e elenco. Direção geral: Nelson Baskerville.  Assistência de direção: Anna Zepa. Colaboração dramatúrgica: Anna Zepa e Marcos Ferraz. Elenco: Camila Raffanti, Felipe Schermann, Hercules Morais Júnior Docini, Tamirys O’ hanna e Thaís Medeiros. Cenografia: Amanda Vieira. Figurinos: Maric hilene Artisevskis. Iluminação: Wagner Freire. Trilha sonora: Daniel Maia. Fotografia: Ligia Jardim. Produção executiva: Amanda Vieira e Thaís Medeiros. Idealização e produção geral: AntiKatártiKa Teatral (AKK).
Serviço:

TUSP (70 lugares), Rua Maria Antônia, 294, tel. 11 3123-5222. Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h. Ingressos: R$ 30. Duração: 90 minutos.  Classificação: 16 anos. Temporada: até 17 de setembro.

Uba
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: