De Maurício Mellone em julho 21, 2022
Duas únicas oportunidades para assistir a premiada atriz Denise Stoklos em Pernambuco: na próxima quarta-feira, dia 27/07, ela participa do Festival de Inverno de Garanhuns, e no dia seguinte fará uma sessão do espetáculo Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos no Teatro de Santa Isabel, às 20h.
A peça é inspirada na obra da escritora Clarice Lispector, com fragmentos do conto A quinta história, dos romances Água viva e Paixão segundo G.H e da crônica Vergonha de viver. Para intercalar e pontuar os textos literários, a atriz utiliza canções interpretadas por Elis Regina, como Os argonautas e Meio termo, dentre outras.
Criadora de uma nova linguagem, definida como teatro essencial, em que utiliza o mínimo de recursos (cenário, figurino e luz) para promover o uso máximo do potencial do ator, em corpo, voz e construção cênica, desta vez o foco são os textos de Clarice.
.
“A ideia não é representar nenhuma personagem, mas sim reapresentá-las, trazendo uma ideia cênica a partir das questões levantadas por Clarice Lispector, para que o público também possa ter contato com seus temas”, esclarece a atriz e diretora do espetáculo.
As canções imortalizadas na voz de Elis Regina têm a função de pontuar os textos de Clarice e dar ênfase às coreografias criadas pela atriz.
Denise Stoklos ainda na faculdade de jornalismo entrevistou Clarice Lispector, que por sua vez também entrevistou a cantora Elis Regina. Três mulheres, três artistas criadoras que se fundem no palco num espetáculo instigante. Oportunidade única. Não perca!
Roteiro:
Abjeto-sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos. Teatro de Santa Isabel, Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife-PE. Horário: dia 28 de julho de, às 20h. Ingressos: R$100, R$50. Duração: 70 min. Classificação: 16 anos.
Festival de Inverno de Garanhuns/PE. Horário: 27/07, às 20h.
Fotos: divulgação
2 Comentários
Dinah Sales de Oliveira
julho 21, 2022 @ 21:12
Maurício,
Gosto muito das três; então, acho que também ia gostar do espetáculo, né?
Boa mistura teatro-literatura-música!
beijos,
Dinah
Maurício Mellone
julho 22, 2022 @ 14:19
Dinah,
fiquei muito curioso com o release.
Quero muito assistir (não sei quando foi
encenada em SP)
Pena q é uma única apresentação, não posso
fazer resenha/crítica de peça q não está mais
em cartaz na cidade….
Vou pensar depois de assistir, posso escrever
algo diferente….
Beijos, saudades
(bom q mesmo distantes a gente se
fala virtualmente, de várias plataformas! rsrsrs)