Peça: De todas as maneiras que há de amar, foto 1

De todas as maneiras que há de amar: Grupo Tapa encena peça inédita

De em fevereiro 3, 2020

Peça: De todas as maneiras que há de amar, foto 1

Brian Penido e Clara Carvalho interpretam casal da peça de Edward Albee

 

 

No novo espaço do Teatro Aliança Francesa, Sala Atelier, o Grupo Tapa apresenta, em curta temporada, Counting the ways, peça inédita no país do dramaturgo norte-americano Edward Albee. Em versão brasileira, a peça, dirigida por Eduardo Tolentino de Araújo, recebeu o título De todas as maneiras que há de amar, numa referência à canção de Chico Buarque. A trama, entrecortada de esquetes e blecautes, mostra um casal que, juntos há 25 anos, fazem um balanço do relacionamento.

 

 

Os personagens são interpretados por Clara Carvalho e Brian Penido, que curiosamente também foram casados na vida real. A montagem é em forma de teatro de arena e o público ao entrar no pequeno e aconchegante espaço cênico encontra o casal lendo na sala de estar da casa; assim os espectadores se acomodam e parece que passam a fazer parte da cena ou tornam-se cúmplices do casal.

 

 

Peça: De todas as maneiras que há de amar, foto 2

Atores são dirigidos por Eduardo Tolentino de Araújo

 

O amor é o tema central da peça, que é estruturada por pequenos esquetes sobre o cotidiano do casal, entrecortados por breves blecautes. E a primeira questão levantada por Ela é se Ele ainda a ama. Depois de anos de convivência, os sentimentos se transformam e marido e mulher parecem se tornar mais irmãos ou amigos do que amantes. A cada esquete o espectador conhece um pouco da vida daquele casal e a identificação logo se estabelece.

 

 

 

 

“Os personagens desta peça são mais maduros e vivem um casamento que já passou por tudo. É um texto que questiona as maneiras de amar, o que sobra de uma vida de casal após tanto tempo juntos? Ao longo da peça vêm lembranças, trocas ácidas, detalhes do cotidiano que refletem sobre a finitude do amor. E tudo regado com humor, às vezes até meio corrosivo”, esclarece Eduardo Tolentino de Araújo.

 

 

 

 

 

O espetáculo é conciso, apenas 50 minutos, e antes dos esquetes finais o autor propõe que os atores se apresentem. Neste momento há o inusitado desta montagem, já que o público fica sabendo que Clara e Brian foram casados e têm uma filha em comum. Ambos cariocas vieram para São Paulo com o Grupo Tapa e aqui refizeram suas vidas. O depoimento dos dois só amplia a identificação e a empatia com a plateia, além de evidenciar a cumplicidade de vida e de profissão que ambos mantêm.
Espetáculo leve e ao mesmo tempo reflexivo sobre os relacionamentos afetivos. Não perca, mas fique atento, a temporada termina no próximo dia 16/02. Como aperitivo, fique com o clipe da música De todas as maneiras, com o próprio autor, Chico Buarque, que sintetiza o tema central da peça.

 

Peça: De todas as maneiras que há ade amar, foto 3

Clara e Brian em grandes atuações

Roteiro:
De todas as maneiras que há de amar. Texto: Edward Albee. Tradução: Augusto César. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Elenco: Clara Carvalho e Brian Penido. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Arte gráfica: Mau Machado. Assistentes de Produção: Natália Beukers e Nando Medeiros. Produção executiva: Ariel Cannal.
Serviço:
Teatro Aliança Francesa – Sala Atelier (50 lugares), Rua General Jardim 182, tel. 11 3572-2379. Horários: sexta às 21h, sábado e domingo às 19h30. Ingressos: R$50 e R$ 25. Classificação: 14 anos. Duração: 50 min. Temporada: até 16/02.

 


2 Comentários

Ed Paiva

fevereiro 4, 2020 @ 07:23

Resposta

Clara Carvalho e Brian Penido são excelentes e a empatia com o público é imediata. A cada blecaute, surgem em locais diferentes do espaço cênico como se fosse mágica! Atores têm olhos de gato, enxergam no escuro! Toda peça do TAPA vale a pena ser prestigiada.

Maurício Mellone

fevereiro 4, 2020 @ 10:11

Resposta

Ed,
tb sou fã do Tapa e gostei muito do espetáculo.
Obrigado pela visita (constante) e pelo incentivo.
Bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: