Peça: Francesco foto 1

Francesco: Paulo Goulart Filho revive história de Francisco de Assis

De em agosto 23, 2019

Peça: Francesco foto 1

Paulo Goulart Filho interpreta mais de 20 personagens para contar a vida do frade

Em curta temporada — só até o final deste mês, no CCBB-SP —, Paulo Goulart Filho interpreta mais de 20 personagens para contar a história de vida de são Francisco de Assis. Em Francesco, ultimo texto de Dario Fo, falecido em 2016, a diretora Neyde Veneziano, com pós-doutorado na obra do dramaturgo italiano, dá ênfase à trajetória humanística do santo:

“Neste monólogo que apresentou durante anos, Dario Fo atinge pontos altíssimos de teatro-poesia, sem perder o humor e o compromisso humanitário. São Francisco de Assis teve sua vida e sua história marcadas pela solidariedade com os marginalizados e os discriminados. O santo e o autor se juntam nesta peça, em conteúdos atualíssimos de amor ao próximo, paz e inclusão”, afirma Neyde Veneziano. 

Peça: Francesco, foto 2

Ator é dirigido por Neyde Veneziano

 

 

 

 

Com uma luz poderosa e um figurino imponente, Paulo Goulart Filho inicia o solo na pele de uma autoridade episcopal, que introduz a história a ser contada sobre Francesco, um rapaz nascido em uma família de posses em Assis, cidadezinha da região central de Úmbria, na Itália. O ator em seguida deixa de lado as vestes suntuosas e com um figurino básico dá prosseguimento ao relato, contando detalhes da vida daquele homem, desde a juventude, sua vida mundana, suas visões, a mudança de postura, o atrito com o pai e a decisão de se converter, até criar a própria congregação, a dos franciscanos voltada aos mais necessitados e desvalidos. Desta forma, o ator encarna diversos personagens, como o narrador, o cardeal, o papa, a mãe e o pai de Francesco, amigos dele, populares e até um lobo.

 

 

“Dou vida a diversos tipos, com características físicas próprias. É um grande exercício de interpretação Preciso utilizar todos os meus recursos e repertório físico, vocal e emocional para transformar o texto em um espetáculo divertido e emocionante para o público”, confessa Paulo Goulart Filho.

 

 

Em pouco mais de uma hora de espetáculo, o espectador tem acesso aos principais acontecimentos da vida do frade italiano. Além de uma dramaturgia cativante e criativa, a direção prioriza a arte da interpretação e, assim, Paulinho, como carinhosamente é chamado, tem uma performance notável, sem dúvida um marco em sua carreira, mesclada de trabalhos na dança e no teatro. Merece destaque também a iluminação de André Leme e o rico trabalho de Fabio Namatame, que assina figurino e cenografia. Não perca!

 

 

 

Peça: Francesco, foto  3

Notável atuação de Paulinho

Roteiro:
Francesco
. Texto: Dario Fo. Tradução: Sérgio Casoy. Direção e adaptação: Neyde Veneziano. Elenco: Paulo Goulart Filho. Assistente de direção: Tony Germano e Mariana Mantovani. Iluminação: André Lemes. Trilha sonora: Daniel Maia. Cenário e figurinos: Fábio Namatame. Fotografia e Vídeo: Rodrigo Veneziano. Produção executiva: Michelle Gabriel.
Serviço:
Teatro do CCBB (140 lugares), Rua Álvares Penteado, 112, tel. 11 3113-3651. Horários: quinta, sexta, sábado e segunda às 20h; domingo às 18h. Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Temporada: até 31 de agosto.

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: