De Maurício Mellone em abril 15, 2014
A segunda edição do Prêmio Aplauso Brasil de teatro aconteceu na noite de ontem, no Teatro São Pedro. Numa iniciativa do crítico teatral Michel Fernandes, diretor do portal Aplauso Brasil (www.aplausobrasil.com.br), o prêmio tem um diferencial: a escolha dos premiados é feita pelo público, que após a publicação no portal da lista dos indicados, vota e elege seus preferidos; neste ano houve mais de 50 mil votos. São 14 categorias premiadas e os escolhidos a cada semestre concorrem para a premiação do ano. A atriz Bárbara Paz foi a responsável pela apresentação do evento, que contou com a direção musical do maestro Miguel Briamonte.
A cada ano Michel Fernandes, organizador do Prêmio, promove uma homenagem a personalidades do teatro brasileiro. No ano passado a homenageada foi a atriz Bibi Ferreira, que com mais de 90 anos mantém sua carreira a pleno vapor! Desta vez a homenagem ficou para dois dos maiores diretores teatrais do país, Antunes Filho, que lidera o grupo CPT, do SESC São Paulo, e José Celso Martinez Correa, diretor do dinâmico Teatro Oficina. Sem dúvida, o momento de maior emoção da noite ficou para a entrega dos troféus aos dois veteranos diretores. Além dos agradecimentos, Zé Celso não deixou o palco sem antes reivindicar mais espaço de interação entre a classe teatral paulistana.
Alguns números musicais intercalaram a entrega dos troféus; destaque para a apresentação do ator Wellington Nogueira, que, acompanhado pelo maestro Miguel Briamonte, cantou duas canções. Ao final da festa, Michel Fernandes voltou ao palco para mais uma homenagem, desta vez para reverenciar a atriz Nydia Lícia, que mesmo afastada dos palcos ainda ministra aulas de interpretação em escolas de teatro.
Acompanhe a seguir a lista completa dos vencedores da segunda edição do Prêmio Aplauso Brasil de teatro:
Melhor Espetáculo de Grupo: S-antas, Amadododito Cia Teatral
Melhor Espetáculo de Produção independente: Genet, o Poeta Ladrão, direção de Sérgio Ferrara
Melhor Espetáculo Musical: A Madrinha Embriagada, Atelier de Cultura
Melhor Figurino: Iraci de Jesus, por Bem-vindo Estranho e Genet, o Poeta Ladrão
Melhor Arquitetura Cênica (cenário, adereços e ambientação): Eric Lenate, por Vestido de Noiva
Melhor Trilha Original: Daniel Maia, por A Casa de Bernarda Alba, Jocasta (em parceria com Jonatan Harold) e Ricardo III
Melhor Dramaturgia: Kiko Marques, por Cais ou da Indiferença das Embarcações
Melhor Diretor: Silvio Vieira por Pessoa
Melhor Ator Coadjuvante: Ubiracy Paraná do Brasil, por Alô Dolly!
Melhor Ator: Marcos Lemes, por Pessoa
Melhor Atriz Coadjuvante: Marjorie Estiano, por O Desaparecimento do Elefante
Melhor Atriz: Débora Falabella e Yara de Novaes, por Contrações
Melhor Elenco: S-antas, direção Alan Pires
Destaque: SATYRIANAS, por oferecer um festival com variadas opções em diversos segmentos de arte.
Parabéns a todos os indicados e aos premiados! E todos os aplausos ao Michel, por batalhar tanto pela divulgação e difusão do teatro em nosso país.
Fotos: Ed Paiva e Nanda Rovere
Deixe comentário