De Maurício Mellone em abril 10, 2021
Nesta época de tanta dor em razão da pandemia da Covid-19, a arte é mais do que um bálsamo que ajuda a todos a buscar o equilíbrio. E o teatro é um dos nossos grandes aliados neste momento. O espetáculo Não se mate, com texto e direção de Giovani Tozi, que encerra a temporada amanhã, vem neste sentido. Protagonizado por Leonardo Miggiorin, Carlos é um artista plástico que está em crise existencial depois de tantas perdas — a morte da mãe, o fim do namoro e a demissão no emprego. Em total desespero, ele começa a receber mensagem de um homem misterioso, participação especial de Luiz Damasceno, que provoca uma alteração em sua visão de mundo.
Neste novo fazer teatral, a peça filmada ganha vigor com a mescla de vídeos e poemas de Carlos Drummond de Andrade, que interagem com a trama. Transmissão online pela plataforma Sympla.
O espetáculo incita o espectador, que está em casa, desde o início: um vídeo traz a ficha técnica e projeta fotos do ator em cena; as imagens se fundem com o personagem que começa a trama dentro de um ônibus e se dirige a seu ateliê. Durante todo o desenrolar da peça, a mescla de vídeo, iluminação, movimento de câmera e os poemas de Drummond em off compõe a estrutura do espetáculo, dando agilidade e dinamismo à atuação do ator.
O caos vivido pelo personagem, um misto de dor e desespero pelo acúmulo de perdas, é um fator de identificação imediata com a realidade em que vivemos hoje. No entanto, o texto não é centrado somente nas dificuldades vividas por Carlos: com humor e a interferência das mensagens que recebe de um homem mais experiente, ele é motivado a se rever e a buscar alternativas de vida.
“Interpreto um homem em crise com questões parecidas com as minhas e as de muitos de nós. O público vai se identificar e rir da situação patética do personagem. Ele está num momento crucial da vida, no ápice de uma crise quando recebe uma ligação misteriosa do futuro”, explica Leonardo Miggiorin.
A magia do encontro de Carlos com o aquele homem misterioso — que pode ser Deus, uma projeção dele mesmo no futuro, alguém mais experiente ou o seu próprio eu interior— aguça o espectador a refletir sobre esta realidade atual tão obscura e a entender a importância do autoconhecimento para superação das crises existenciais.
Com um texto incisivo e provocativo, Não se mate se destaca ainda por uma produção cuidadosa, em que a iluminação, os vídeos, os poemas e a trilha sonora estão interligados, pontuam a ação e estruturam a trama. A interpretação visceral e comovente de Leonardo Miggiorin coroa e dá sentido a toda a produção. Pena que a temporada foi tão curta, não perca, sessões somente hoje e amanhã.
Para motivar ainda mais, fique com o vídeo AmarElo, de Emicida, com participação de Majur e Pablo Vittar, e a canção Homem de sorte de Belchior, que também encerra a peça.
Roteiro:
Não se mate. Texto e direção: Giovani Tozi. Elenco: Leonardo Miggiorin; participação especial: Luiz Damasceno. Iluminação: Cesar Pivetti. Figurino: Fábio Namatame. Trilha sonora original: DW Ribatski. Videografismo e videomapping: André Grynwask e Pri Argoud. Fotografia: Priscila Prade. Produção: Carlos Gustavo Poggio. Realização: Lei Aldir Blanc, Proac SP, Tozi Produções.
Serviço:
Transmissão online (https://www.sympla.com.br/espacoculturalbricabraque). Horários: de sexta a domingo às 20h. Ingressos: gratuitos. Duração 70 min. Classificação: 10 anos. Temporada: até 11 de abril.
4 Comentários
priscila
abril 10, 2021 @ 12:34
Achei o crédito no final junto com o roteiro .
Me desculpe rs
É que a maioria das matérias não credita a gente .
Já estamos vacinados .
Parabéns em dobro .
Abrs
Maurício Mellone
abril 12, 2021 @ 10:15
Priscila:
Sempre posto a ficha técnica no final, no roteiro.
Mais uma vez parabéns pelo lindo trabalho
beijos
Priscila prade
abril 10, 2021 @ 12:32
Importante e obrigatório colocar crédito nas fotos.
Parabéns pelo texto.
Abrs
Maurício Mellone
abril 12, 2021 @ 10:16
Priscila,
sei o quão desagradável é omitir o crédito.
Mas como respondi acima e vc tb verificou,
na ficha técnica consta o crédito de fotografia.
Parabéns
Volte mais me visitar aqui
bjs