Peça: Condomínio Visniec, foto 1

Condomínio Visniec: Clara Carvalho dirige peça com 6 solos surreais

De em novembro 8, 2019

Peça: Condomínio Visniec, foto 1

Elenco: Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rossetto, Rafael Levecki, Rogério Pércore e Suzana Muniz

 

Ao lado da premiada carreira de atriz, Clara Carvalho vem ultimamente se dedicando à direção teatral. E em especial à obra do dramaturgo romeno Matéi Visniec: desde 2015 ela dirige o núcleo de pesquisa sobre Visniec no Grupo Tapa com atores profissionais. Deste estudo já saíram três espetáculos, A Máquina Tchekhov/2015 (que ela dirigiu em parceria com Denise Weinberg), Ricardo III ou cenas da vida de Meierhold/2019 e Condomínio Visniec, que depois de temporadas no SESC Ipiranga e Oficina Cultural Oswald de Andrade está agora em cartaz agora no Viga Espaço Cênico.

 

A montagem reúne seis monólogos selecionados do livro de Viscniec, O Teatro Decomposto ou O Homem – Lixo/1996, e traz a característica central do dramaturgo, ou seja, o tom marcante do teatro do absurdo, com histórias surreais. A estrutura do espetáculo parte da figura do Escritor/Corredor, que confessa não ter domínio da sua escrita e assim surgem criaturas híbridas entre o ser humano e os animais, como A Borboleta, O Verme da Maçã, O Devorador de Carne, O Homem Cavalo e o Adestrador de Animais. No elenco, Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rossetto, Rafael Levecki, Rogério Pércore e Suzana Muniz.

 

 

 

Peça: Condomínio Visniec, foto 2

Seis solos de histórias surreais

 

 

Com o palco vazio, somente uma mesa e uma velha máquina de escrever, o espetáculo começa com uma coreografia em que os seis atores se movimentam lentamente. O figurino, assinado por Marichilene Artisevskis, em tom preto marca o conjunto daqueles seres híbridos (quando o personagem assume o solo ele tira o envoltório negro e fica com a “segunda pele”, em tom claro). A iluminação (Wagner Pinto) e a trilha original (Mau Machado) complementam o clima onírico e surreal das histórias.

 

 

 

 

 

 

“Nosso Condomínio Visniec é um painel da solidão urbana, um mosaico centralizado pela figura do Escritor/Corredor que vai construindo um bestiário de criaturas híbridas, que tecem, cada uma a seu modo, um painel e uma meditação sobre o isolamento, as angústias, as obsessões e os impulsos predatórios da nossa espécie”, explica Clara Carvalho.

 

 

 

As direções assinadas por atores geralmente valorizam a interpretação. E não é diferente nesta montagem: Clara dá especial atenção ao elenco, que responde à altura. Há uma unidade de interpretação, com os seis atores atuando em sintonia, tanto quando fazem parte do coro como no momento do solo. Dramaturgia densa, mas que contém humor e ironia. Somente quartas e quintas de novembro. Confira.

 

 

Peça: Condomínio Visniec, foto 3

Direção sensível que valoriza a interpretação

Roteiro:
Condomínio Visniec. Texto: Matéi Visniec. Tradução: Luiza Jatobá. Direção: Clara Carvalho. Assistente de direção e design gráfico: Mau Machado. Elenco: Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rossetto, Rafael Levecki, Rogério Pércore, Suzana Muniz. Figurino: Marichilene Artisevskis. Trilha sonora original: Mau Machado. Iluminação: Wagner Pinto. Preparação corporal e coro cênico: Mau Machado e Suzana Muniz. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Direção de produção: Selene Marinho /SM Arte e Cultura.
Serviço:
Viga Espaço Cênico (73 lugares), Rua Capote Valente, 1323, tel. 11 3801 1843. Horários: quarta e quinta às 21h. Ingressos: R$ 50 e R$ 25. Venda online: sympla.com.br. Duração: 55 min. Classificação: 14 anos. Temporada: até 28 de novembro.

 

Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: